Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Postal de Parada de Gonta..72/Saudades!..

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Depois do fogo 

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Antes do fogo

Carregar nas imagens

O que faz mover os emigrantes paradenses de regresso à sua terra? É de certeza a família, os amigos e as festas do mês de Agosto em Parada de Gonta. São três vertentes da saudade que cada um leva dentro de si. Chega Agosto, as saudades apertam e Parada de Gonta alicia os seus filhos com as festas de Verão. Pelo menos foi acontecendo ao longo dos anos e as 5 associações sempre actuaram de forma a cativar a permanência dos paradenses. Fazendo uma retrospectiva a alguns acontecimentos ao longo dos anos, verifica-se que o mês de Agosto é repleto de actividades organizadas pelas associações para que os paradenses residentes ou emigrantes possam em conjunto usufruir das mais-valias que é ter associações ligadas à terra.

Se queremos que os nossos conterrâneos continuem a visitar e a permanecer durante as férias na sua terra, teremos que continuar a oferecer-lhes actividades culturais, desportivas, recreativas e sociais para que se sintam parte integrante do que a terra lhes oferece.

O Festival Internacional de Folclore, o Jantar Convívio da ADRC, o Jantar dos jovens Paradenses, Actividades culturais da ACR “Os Amigos” no mês de Agosto, cada vez menos são frequentes e fazem falta às actividades de Verão.

O post foi colocado porque alguns emigrantes questionam do porquê ao acabarem as festas de Santa Ana na 1ª semana de Agosto, não haver mais actividades/animação? Deixam em aberto a sugestão de a semana cultural da ACR “Os Amigos” em vez de ser no último fim-de-semana de Julho, porque ainda há poucos emigrantes, passar a ser depois das festas de Santa Ana. Também perguntam: E as outras associações que é que fazem no mês de Agosto para cativar os emigrantes? São sugestões que servem de base para reflexão.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.