Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Convívio/Magusto de S.Martinho-2010

Como já vem sendo hábito, realizou-se no dia 11 de Novembro de 2010, na EB 2,3 Prof. Mota Pinto - Lajeosa do Dão, o Convívio/Magusto de S. Martinho. Cada turma tinha a sua mesa com o seu símbolo de identificação e uma toalha construída e decorada pela turma.
Noutros tempos havia um prémio para a melhor mesa decorada, mas os sinais da crise também se notam por aqui. É pena porque era lindo posar-se para a fotografia da escola e vir no jornal com letras garrafais “Esta turma foi a vencedora das mesas de S. Martinho”.
Mas o que mais importava era o recheio, sim o recheio da mesa..havia de tudo. Comecemos pelo chouriço caseiro e assadinho na altura, presunto, broa, castanhas, bolos para todos os gostos e até piza.
Outra coisa engraçada foi aquela mesa do CEF..a forma como ela estava recheada e a sua apresentação era tão bonita, com as frutas em forma de animais, o chouriço entalado nos paus, os combinados de broa com queijo, com marmelada, com chouriço, faziam crescer água na boca mas era uma pena estragar aquela beleza. Mas... quando soou a música para o ataque à comida, a pena ficou com a galinha, porque o apetite era tanto que foi num ápice que tudo desapareceu.
Para além das comidas tradicionais de S.Martinho também havia as bebidas de S.Martinho. O ditado popular mais conhecido de S.Martinho diz “pelo S.Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho”. É quando o vinho está no auge e o S.Martinho bem no sabia. Para não fugir à tradição não faltou o vinho novo e a famosa jeropiga levada pelos pais dos alunos que também faziam parte do convívio. Claro que os alunos lá tiveram as suas coca-colas, os sumos e as águas.
Para acabar é de realçar e a escola agradece aos muitos os Pais/Encarregados de Educação que colaboraram nesta Festa/Convívio de S.Martinho.
Foi uma festa linda e até o S. Pedro ajudou.

 
Parceria com o Jornal On-Line "As Nossas Vozes"
Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.