Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Janeiras

 

                VIVER o Natal … preservar a tradição na EB 2,3 de Lajeosa do Dão

 

                Com o cantar das Janeiras concluíram-se, no Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão, as actividades programadas para a época natalícia.

                Desde o inicio do mês de Dezembro que a azáfama era grande…

                Decorar os espaços, elaborar materiais, confeccionar e trocar postais de Boas Festas, elaborar convites, tudo e todos desempenhavam as suas funções com mais ou menos entusiasmo, não esquecendo as tarefas escolares de final de período.

                Neste período de partilha e solidariedade, angariámos donativos para distribuir por aqueles que junto de nós estejam mais carenciados… 

                Como sempre, iniciámos as festividades com a prova de atletismo/corta-mato e no dia 17 o momento por que todos aguardavam: o Sarau. Neste dia, os encarregados de educação foram recebidos no átrio da escola com poemas de Natal recitados pelos alunos, seguindo-se as actividades de palco. Todas as turmas se fizeram representar e brindaram toda a comunidade educativa com a sua alegria e arte de bem representar, com danças e canções e todos vibrámos com a sua alegria…

                Com música de fundo fez-se silêncio na sala, iniciando-se a Ópera "À procura de um pinheiro" de José Carlos Godinho e a encenação do professor de Educação Musical, Dr. Mário Barreiros. Entram os "artistas" que cantam e encantam com melodias natalícias. O colorido, o ritmo, o entusiasmo e a sensibilidade destes nossos pequenos actores enche de orgulho os familiares, professores e funcionários, que os aplaudiam embevecidos.

                Foi a apoteose de um Sarau de Natal que vai ficar na memória de todos e que continuou a ser tema de conversa e elogios durante o almoço de confraternização entre pais, alunos e professores.

                No Agrupamento e como já vem sendo habitual depois de terminadas as avaliações, partilhámos puros momentos de camaradagem, descontracção e alegria na degustação da nossa Ceia de Natal.

                Com o início do novo ano e a chegada dos Reis, os alunos do 3º e 4º ano e os respectivos professores vieram cantar as Janeiras à sala de professores.

                Com as vozes afinadas e todo o instrumental ao ritmo das quadras, os alunos do 5º e 6º anos e o professor Mário Barreiros presentearam e encantaram toda a comunidade escolar com mais um cantar de Janeiras.

                   Viver o Natal, preservar as tradições… será sempre Educar para os Valores.

 

Educadora Fernanda Mendes

 

VER VÍDEO


2 comentários

Comentar post