Roteiro AAE (2)
Formação em AUTOAVALIAÇÃO DE ESCOLAS
Melhorar os Resultados Escolares
Análise Swot:
PONTOS FORTES (nível interno) | EVIDÊNCIAS | OPORTUNIDADES (nível externo) |
. Estabilidade docente . Experiência profissional docente . Formação adequada ao contexto . Clima de escola . Cultura de escola e colaborativa . Dimensão das turmas . Assiduidade . Recursos materiais . Recursos humanos não docentes . Medidas de acompanhamento dos alunos/tutorias | . Maioria dos professores do quadro agrupamento . Maioria com mais de 20 anos . Necessidade de formação não identificada . Grau de satisfação . Trabalho colaborativo inter-pares com horários adequados. . Turmas reduzidas (= ou -20 alunos) . Registos de assiduidade . Equipamento/Apetrechamento sala de aula | . Associações culturais e recreativas do meio . Rede de transportes . Proximidade das escolas ao agrupamento . Relacionamento institucional . Participação da comunidade . Participação dos pais/enc. de educação . Parcerias com a comunidade local e concelhia . Parcerias com centro de saúde, GNR, bombeiros e Politécnico.
|
PONTOS FRACOS (nível interno) | EVIDÊNCIAS | AMEAÇAS (nível externo) |
. Baixas expectativas dos alunos, em termos de futuro. . Baixa auto-estima e pouca motivação dos alunos em relação ao estudo. | . Elevado nº de planos de acompanhamento e recuperação | . Nivel sócio-económico e cultural baixo . Ambiente rural . Afastamento dos grandes centros . Alcoolismo . Forte emigração sazonal e permanente . Desemprego . Fraco acompanhamento dos pais |
Acções de Melhoria
1- Implementação de apoios e planos de melhoria
2- Incentivo à participação dos pais
3- Promoção de intercâmbios nacionais e internacionais
4- Criação de incentivos / prémios e quadros de mérito para os melhores alunos
5- Continuar a apostar nas novas tecnologias
6- Promoção da diversificação curricular
A | B | C | D | E | F |
ACÇÃO | Impacto | Capacidade | Satisfação | Pontuação | Ranking |
Implementação de apoios e planos de melhoria | 5 | 5 | 5 | 125 | 1 |
Incentivo à participação dos pais | 3 | 4 | 4 | 48 | 4 |
Promoção de intercâmbios nacionais e internacionais | 5 | 3 | 5 | 75 | 2/3 |
Criação de incentivos / prémios e quadros de mérito para os melhores alunos | 3 | 3 | 2 | 12 | 6 |
Continuar a apostar nas novas tecnologias | 3 | 3 | 3 | 27 | 5 |
Promoção da diversificação curricular | 3 | 3 | 5 | 75 | 2/3 |
Para desempate:
Grelha de análise GUT
Promoção de intercâmbios nacionais e internacionais
GRAVIDADE | Prejuízo é muito importante | 5 | Prejuízo é mais ou menos importante | 2 | Prejuízo é pouco importante | 3 |
URGÊNCIA | Preciso agir rapidamente | 3 | Pode aguardar | 2 | Não há pressa | 1 |
TENDÊNCIA | A situação piora | 1 | A situação fica como está | 3 | A situação melhora | 3 |
|
| 9 |
| 7 |
| 7 |
TOTAL - 23
Promoção da diversificação curricular
GRAVIDADE | Prejuízo é muito importante | 1 | Prejuízo é mais ou menos importante | 2 | Prejuízo é pouco importante | 3 |
URGÊNCIA | Preciso agir rapidamente | 3 | Pode aguardar | 2 | Não há pressa | 1 |
TENDÊNCIA | A situação piora | 1 | A situação fica como está | 3 | A situação melhora | 5 |
|
| 5 |
| 7 |
| 9 |
TOTAL – 21
A 1ª prioridade seria a "Implementação de apoios e planos de melhoria" e depois "Promoção de intercâmbios nacionais e internacionais"
Nota:Também depende da altura em que se está se é no1º, 2º ou 3º período.