Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Bisbilhotar a arte é um ato educativo! Bisbilhotar a educação é um ato criativo! Bisbilhotar o que sinto é uma trapalhada! Arte sem Arte é uma nova forma de Arte!..email: ag_silva@hotmail.com

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Bisbilhotar a arte é um ato educativo! Bisbilhotar a educação é um ato criativo! Bisbilhotar o que sinto é uma trapalhada! Arte sem Arte é uma nova forma de Arte!..email: ag_silva@hotmail.com

Roteiro AAE (2)

 

 

 



















Formação em AUTOAVALIAÇÃO DE ESCOLAS
Melhorar os Resultados Escolares
Análise Swot:

PONTOS FORTES

(nível interno)

EVIDÊNCIAS

OPORTUNIDADES

(nível externo)

. Estabilidade docente

. Experiência profissional docente

. Formação adequada ao contexto

. Clima de escola

. Cultura de escola e colaborativa

. Dimensão das turmas

. Assiduidade

. Recursos materiais

. Recursos humanos não docentes

. Medidas de acompanhamento dos alunos/tutorias

. Maioria dos professores do  quadro agrupamento

. Maioria com mais de 20 anos

. Necessidade de formação não identificada

. Grau de satisfação

. Trabalho colaborativo inter-pares com horários adequados.

. Turmas reduzidas (= ou -20 alunos)

. Registos de assiduidade

. Equipamento/Apetrechamento sala de aula

. Associações culturais e recreativas do meio

. Rede de transportes

. Proximidade das escolas ao agrupamento

. Relacionamento institucional

. Participação da comunidade

. Participação dos pais/enc. de educação

. Parcerias com a comunidade local e concelhia

. Parcerias com centro de saúde, GNR, bombeiros e Politécnico.

 

PONTOS FRACOS

(nível interno)

EVIDÊNCIAS

AMEAÇAS

(nível externo)

. Baixas expectativas dos alunos, em termos de futuro.

. Baixa auto-estima e pouca motivação dos alunos em relação ao estudo.

. Elevado nº de planos de acompanhamento e recuperação

. Nivel sócio-económico e cultural baixo

. Ambiente rural

. Afastamento dos grandes centros

. Alcoolismo

. Forte emigração sazonal e permanente

. Desemprego

. Fraco acompanhamento dos pais


Acções de Melhoria

1-      Implementação de apoios e planos de melhoria

2-      Incentivo à participação dos pais

3-      Promoção de intercâmbios nacionais e internacionais

4-      Criação de incentivos / prémios e quadros de mérito para os melhores alunos

5-      Continuar a apostar nas novas tecnologias

6-      Promoção da diversificação curricular

 

A

B

C

D

E

F

ACÇÃO

Impacto

Capacidade

Satisfação

Pontuação

Ranking

Implementação de apoios e planos de melhoria

5

5

5

125

1

Incentivo à participação dos pais

3

4

4

48

4

Promoção de intercâmbios nacionais e internacionais

5

3

5

75

2/3

Criação de incentivos / prémios e quadros de mérito para os melhores alunos

3

3

2

12

6

Continuar a apostar nas novas tecnologias

3

3

3

27

5

Promoção da diversificação curricular

3

3

5

75

2/3

 

Para desempate:

Grelha de análise GUT

Promoção de intercâmbios nacionais e internacionais

GRAVIDADE

Prejuízo é muito importante

5

Prejuízo é mais ou menos importante

2

Prejuízo é pouco importante

3

URGÊNCIA

Preciso agir rapidamente

3

Pode aguardar

2

Não há pressa

1

TENDÊNCIA

A situação piora

1

A situação fica como está

3

A situação melhora

3

 

 

9

 

7

 

7

TOTAL - 23

Promoção da diversificação curricular

GRAVIDADE

Prejuízo é muito importante

1

Prejuízo é mais ou menos importante

2

Prejuízo é pouco importante

3

URGÊNCIA

Preciso agir rapidamente

3

Pode aguardar

2

Não há pressa

1

TENDÊNCIA

A situação piora

1

A situação fica como está

3

A situação melhora

5

 

 

5

 

7

 

9

TOTAL – 21

A 1ª prioridade seria a "Implementação de apoios e planos de melhoria" e depois "Promoção de intercâmbios nacionais e internacionais"

Nota:Também depende da altura em que se está se é no1º, 2º ou 3º período.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.