Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Postal de Parada de Gonta..91/As crianças do Jardim de Infância iniciam-se na descoberta dos monumentos da sua terra

 

            No âmbito do Projeto: “ Histórias com chá – A lenda da Moira encantada ” levado a cabo no Jardim de Infância de Parada de Gonta em sintonia entre a Educadora de Infância e a Coordenadora do Departamento da Educação Pré – Escolar do Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão, envolvemo-nos juntamente com as crianças no conhecimento e descoberta do Penedo da Moira.

            Este Penedo está edificado numa propriedade particular pertencente a Manuel Fernandes, o qual conviveu com esta pertença desde o nascimento, visto ser esta uma herança familiar.  

O lendário Penedo da Moira tem ligado a si uma história que tentámos descobrir através da Avó Maria, uma das Avós das crianças do Jardim de Infância. Depois da construção oral e escrita desta história, a qual designámos de “ A lenda da Moira encantada”, partimos para o conhecimento do lugar onde de fato ocorreu a lenda.

Este passo, levou-nos a contactar o amável proprietário Manuel Fernandes que prontamente nos possibilitou esta vivência e o contacto com o Penedo da Moira que ao que apurámos foi progressivamente melhorado pelo seu possuidor. Com escadas incorporadas que possibilitam a sua subida até ao cimo…dá-nos uma visão esplêndida de tudo à sua volta!... Dispõe, também, da presença de jatos de água que sabiamente foram projetados e concretizados por Manuel Fernandes o que torna, ainda, o Penedo mais invulgar!…

Depois da exploração de toda a beleza desta propriedade que dispõe de uma magnífica vegetação, vários mirantes e cenários de quedas de água…foi tendo como pano de fundo o Penedo da Moira que as crianças conheceram a lenda desta moira que morava dentro deste Penedo e que se apaixonou pelo príncipe do cavalo branco o que a levou a fugir com ele para o seu castelo…

Posto, isto, foi momento de voltarmos ao Jardim e registarmos esta história sob a forma de um livro que cada criança levou para casa juntamente com um pacotinho de chá para fomentar em família o reconto e conhecimento desta história ou de outras que possam surgir… Foi, também, momento de convidarmos as Avós para no Jardim de Infância tomarem um chá e ouvirem a lenda… Tudo isto é… nem mais nem menos que valorizar o património oral e cultural local…dando-o a conhecer aos filhos, pais e avós como se de certa forma o acordássemos de um sonho antigo e, de repente, lhe déssemos vida!

Muito obrigado a todos os que amavelmente se prontificaram a seguir viagem connosco neste projeto, principalmente ao Sr. Manuel Fernandes que tão dedicadamente nos recebeu e presenteou com um lanche…

De fato, tivemos um dia em cheio!

A Educadora de Infância,

Maria da Conceição Rei

 


Logo (1).jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.