ADD e Observação de aulas.
Depois da pausa devido à aprovação em Assembleia da República da “Suspensão do actual modelo de avaliação do desempenho de docentes e revogação do Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho”, pelos partidos da oposição, o Presidente da República requereu ao Tribunal Constitucional fiscalização preventiva das normas do diploma que aprovavam a “suspensão do modelo ADD”, veio a confirmação daquilo que todos temiam. É para continuar.
Ontem, dia 27 de Maio de 2011 foi a 1ª observação que fiz a uma coordenadora duma disciplina diferente da minha, e seguindo o plano de aula, lá estava com papel e caneta na mão a verificar o cumprimento do mesmo, a forma e a envolvência dos alunos no modo como assimilavam as aprendizagens adquiridas, a relação professor aluno.
A aula observada correu muito bem, dinâmica e reflexiva, o plano foi cumprido e os alunos participaram activamente no desenvolvimento da aula, foram aplicados os recursos necessários e até as novas tecnologias, o que me leva a questionar, se as aulas são sempre assim? A receptividade manifestada pelos alunos ao que o professor dizia será sempre desta forma? A envolvência do professor com os alunos, a prontidão com que eram chamados à atenção na correcção das falhas, sem qualquer alteração por parte do professor e por parte dos alunos será também sempre assim? E a aceitação das regras por parte dos alunos sem qualquer contestação também será sempre assim? Se assim for..tudo bem, em prol da qualidade do ensino. O que observei foi muito bom. Recordei matéria do meu tempo de escola e só tenho pena é que os professores daquela altura não se esforçassem tanto para que os alunos gostassem do que ouviam.
Faltam ainda algumas observações mas se os outros forem assim, vai ser o cabo dos trabalhos com a limitação dos MB e EXC. por causa das cotas. Alguém vai ter que ficar para trás por muito que se esforce. É o sistema.
Outro problema é preencher estas fichas, mais o relatório de autoavaliação da aula observada e o relatório de autoavaliação final com evidências.