Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

127º Aniversário de Parada de Gonta/Postal de Parada de Gonta..92

 

A minha homenagem ao 127º Aniversário da Freguesia.

Para onde vais Parada de Gonta?
Dantes eras lembrado por todos, hoje, nem um sinal ao povo do teu aniversário.

Podemos comemorar muitas coisas, muitos eventos, mas não comemorar a data mais significativa da nossa aldeia, é um erro que deixa marcas aos paradenses e principalmente aos nossos jovens a quem nós temos de incutir os valores, a cultura e o amor pela aldeia, digo mais,  é como esquecer a nossa identidade.

Devemos lembrar que somos um povo que lutou pela sua própria autonomia, faz hoje 127 anos, e disso é bem presente a sua desanexação a S.Miguel de Outeiro pelas mãos do poeta e ministro Tomás Ribeiro. Criamos para nos enriquecer culturalmente 5 Associações, que perfazem o espaço da solidariedade social, do desporto, da música, do lazer e da cultura.

Devemos lembrar também que Parada de Gonta é conhecida como uma terra de cultura elevada, onde muito tem contribuído as 5 associações da terra, mas não devemos desleixar-nos e deixar passar o comboio da cultura onde os eventos como este dia têm mais significado. Os jovens precisam de referências e este dia tinha um significado especial. Um dia quereremos e não teremos com quem.

Sou um cidadão que quer o melhor para sua aldeia e que gostaria de ver os seus filhos optarem por ficar na terra oferecendo-lhes as condições para tal, ou irem para outra se assim o desejarem e for da sua vontade, mas não culpar os pais por nada fazerem por dignificá-la.

É só um alerta que não paga a mágoa de nada terem feito para mobilizar os Paradenses em

comemoração da data. São 127 anos…

Outras Comemorações:

122º Aniversário da Freguesia

123º Aniversário da Freguesia

124º Aniversário da Freguesia

125º Aniversário da Freguesia

Programa e Cartaz do 125º Aniversário

 

 

Nota. Faço aqui a nota de “Mea culpa” por a notícia não ser completamente verdadeira. Foi comemorado o Aniversário da Freguesia com um protocolo entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Tondela. Mas a questão principal mantém-se, como soube o povo desta comemoração? Procurei no blogue da Junta de Freguesia e na vitrina do meu lugar de habitação onde se colocam os avisos ou editais a anunciar os eventos e nada encontrei. Por ser um evento importante, diga-se o Aniversário da Freguesia, não deveriam as crianças participar no evento como o foi até agora?  Um evento destes deve ser comunicado às crianças, pais, mães e avós, pelos meios de informação públicos ao nosso dispor, e não só a quem queremos que esteja presente.
O Aniversário da Freguesia pertence a todos.

 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

5 comentários

  • Ai povo que falam em teu nome mas na verdade não querem saber de ti. Para este senhor que se intitula de povo, fique sabendo que em nenhum canto da aldeia, tantas vitrinas temos que ainda puseram mais, mas se não é para informar o povo, então não sei para que servem, nem no blogue/página da Junta de Freguesia estava anunciado qualquer evento do aniversário da freguesia. Este sr. que se intitula de povo não precisa de vitrinas porque é avisado ao ouvido e pertence ao grupo dos "amigos" que sabem tudo. Pois fique sabendo que qualquer evento sobre o aniversário da freguesia é para o povo e não para o grupo de amigos. Tenho pena é que as crianças esqueçam muito rapidamente a origem da sua terra por termos pessoas que nada fazem para que elas se orgulhem de pertencer à terra. Acabem-se com todas as festas mas a de elevação a frequesia é que nunca.
  • Sem imagem de perfil

    FG

    02.06.11

    Boa Tarde Prof Agostinho,
    Só para elucidar alguns iluminados gostaria de saber se quando diz e passo a citar "...e pertence ao grupo dos "amigos"..." mesmo que aqui fora de contexto, presumo que não se esteja a dirigir a nenhum membro dos órgãos sociais do Grupo CR "Os Amigos".
    Abraço,
    Filipe Gabriel
  • Boa tarde Filipe;
    Nada tem a ver com a ACR "Os Amigos". No contexto do comentário entende-se o que se pretende dizer.Gr. abraço.
  • Sem imagem de perfil

    FG

    02.06.11

    Pois professor eu percebi, mas pelos visto alguém faltou às aulas de português...
    Abraço
    Filipe Gabriel
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.