Roteiro AAE - 3
Métodos e Técnicas de Análise de Dados
- Análise de Conteúdo -
Análise de Conteúdo do Relatório de Avaliação da Sala de Estudo do 2º CEB
(3º Período 2009/2010)
Participação e Desenvolvimento Cívico |
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Grau de satisfação [Pertinência] |
Equilíbrio medidas / acções [Coerência] |
Relação qualidade / custos [eficiência] |
Consideração das condições de tempo e espaço [eficiência] |
Percentagem de participação [eficiência] |
P.10 (…) praticamente todos os alunos frequentaram a Sala de Estudo sem qualquer obrigatoriedade e o nível de assiduidade foi muito positivo.
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P.5 (1ª) Principais tarefas desenvolvidas com os alunos foram, entre outras: Orientação na realização dos trabalhos de casa; Apoio na organização dos materiais de trabalho; Esclarecimento de dúvidas, apoio à consulta de dicionários, enciclopédias…; Acompanhamento em pesquisa de informações; Formulação de opiniões/sugestões para a realização de trabalhos académicos; Participação com os alunos em tarefas de memorização/consolidação de novos conhecimentos; Prestação de informações sobre estratégias e métodos de estudo. |
P.3 Órgão de Direção – cedência de recursos materiais; BE/CRE – na disponibilização de recursos (manuais, dicionários, computadores portáteis…). |
P.5 (1ª) Das 17 sessões (blocos de 90 minutos), realizaram-se as 17 (incluiu 1 visita de estudo). P.5 (2ª) Manutenção da funcionalidade da sala, perspetivando-a como um espaço dinâmico, atrativo e propiciador do desenvolvimento da autonomia dos alunos: Organização de instrumentos de registo para os alunos (grelhas para registos dos trabalhos de casa, fichas de orientação do trabalho a realizar na sala de estudo...); Reorganização dos dossiers de fichas de reforço às aprendizagens; Produção de fichas de trabalho e informativas (métodos de estudo, técnicas de pesquisa de informações, elaboração e apresentação de trabalhos…); Promoção da motivação dos alunos voluntários de apoio à sala e aos colegas (incentivando alunos do 3º CEB para o desempenho destas funções); Comemoração de momentos especiais com distribuição de brindes aos frequentadores mais assíduos; Divulgação dos mapas de assiduidade; Criação / colaboração de artigos para o blogue da Sala de Estudo. |
P.5 (1ª) Das 17 sessões previstas (blocos de 90 minutos), realizaram-se as 17 (inclui 1 visita de estudo); N.º total de presenças contabilizadas (nas 17 sessões) – 241 (80+67+54+40). P.9 (Quadro 1) Número de vezes, por turma, que os alunos frequentaram a Sala de Estudo. |
Abrangência do currículo |
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Relação com o PEE [pertinência] |
Articulação das variáveis [coerência] |
P.4 Dos enunciados no Projecto, seleccionaram-se os mais pertinentes para alcançar durante o presente ano lectivo: Promover a interacção entre alunos e professores; Fazer da Sala de Estudo um espaço de desenvolvimento, de formação pessoal e académica; Promover a autonomia dos alunos nas aprendizagens; Promover hábitos e métodos de estudo; Contribuir para a melhoria do sucesso dos alunos. |
P.3 Contribuíram para o sucesso da Sala de Estudo: Órgão de Direcção – cedência de recursos materiais; Directores de Turma – na sensibilização dos Pais/EE, no encaminhamento dos alunos para a Sala de Estudo, no fornecimento de informações pertinentes, no incentivo aos alunos à frequência da Sala de Estudo e acompanhamento / supervisão dos seus desempenhos; Professores (em geral) – no incentivo e encaminhamento dos alunos; BE/CRE – na disponibilização de recursos (manuais, dicionários, computadores portáteis…). |
Valorização dos Saberes e das Aprendizagens |
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Relação da actividade com o programa [pertinência] |
Consecução dos objectivos [coerência] |
Qualidade dos processos [eficiência] |
Resposta às necessidades [eficiência] |
Verificação dos efeitos pretendidos [eficácia] |
Qualidade dos produtos [eficácia] |
P.8 É relevante reforçar a importância desta atividade (Sala de Estudo) como fundamental nas aprendizagens dos alunos, bem como no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
P.5 (1ª) e P.9 (Quadro 2) Principais atividades realizadas pelos alunos e por eles referenciadas foram: Realização dos trabalhos de casa; Estudo; Registos; Pesquisas; Organização de materiais.
P.9 (Quadro 3) Disciplinas mais trabalhadas: L. Port., CN, Ing., Mat. e HGP. |
P.6.1 As atividades previstas foram, na sua maioria, desenvolvidas.
P.6.2 O projeto respondeu aos objetivos: Promoveu a interação entre alunos e entre alunos e professores; Evitou a monotonia e apresenta uma variedade de estratégias para a realização das tarefas escolares; Privilegiou a autonomia dos alunos, respeitando as suas opções individuais; Diversificou as suas áreas de intervenção, tentando valorizar aspectos cívicos e culturais (divulgação de trechos musicais, …).
P.10 O principal objetivo da atividade foi atingido, porque, praticamente, todos os alunos frequentaram a Sala de Estudo sem qualquer obrigatoriedade e o nível de assiduidade é muito positivo. |
P.8 É relevante reforçar a importância que teve esta atividade (Sala de Estudo) como fundamental nas aprendizagens dos alunos, bem como no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. |
P.5 (2ª) Manutenção da funcionalidade da sala, perspetivando-a como um espaço dinâmico, atrativo e propiciador do desenvolvimento da autonomia dos alunos: Organização de instrumentos de registo para os alunos (grelhas para registos dos trabalhos de casa, fichas de orientação do trabalho a realizar na sala de estudo...); Reorganização dos dossiers de fichas de reforço às aprendizagens; Produção de fichas de trabalho e informativas (métodos de estudo, técnicas de pesquisa de informações, elaboração e apresentação de trabalhos…); Promoção da motivação dos alunos voluntários de apoio à sala e aos colegas (incentivando alunos do 3º CEB para o desempenho destas funções); Comemoração de momentos especiais com distribuição de brindes aos frequentadores mais assíduos; Divulgação dos mapas de assiduidade; Criação / colaboração de artigos para o blogue da Sala de Estudo. |
P.5 (1ª) N.º total de presenças contabilizadas (nas 17 sessões) – 241 (80+67+54+40).
P.9 (Quadro 1) Grau de participação dos intervenientes na Atividade / Projeto: Número de vezes, por turma, que os alunos frequentaram a Sala de Estudo.
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P.5 (2ª) Manutenção da funcionalidade da sala, perspetivando-a como um espaço dinâmico, atrativo e propiciador do desenvolvimento da autonomia dos alunos.
P.6.2 O projeto respondeu aos objetivos: Promoveu a interação entre alunos e entre alunos e professores; Evitou a monotonia e apresenta uma variedade de estratégias para a realização das tarefas escolares; Privilegiou a autonomia dos alunos, respeitando as suas opções individuais; Diversificou as suas áreas de intervenção, tentando valorizar aspectos cívicos e culturais (divulgação de trechos musicais, …).
P.11 Toda a documentação produzida e a referenciada neste relatório encontra-se arquivada no dossier da Sala de Estudo. |
Trabalho produzido por:
- A. M. | Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão
- A. S.| Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão
- P. C.| Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão
- R. C. | Diretora do CFAE Planalto Beirão
3º Trabalho da Acção de Formação "Auto Avaliação de Escolas"