RECEÇÃO AO CALOIRO 2011/12
Depois da receção de boas-vindas por parte do Diretor, Dr. António Martins, aos encarregados de educação e aos alunos, foi a vez da apresentação dos Diretores de Turma e dos professores que lecionam essa turma.
Ainda depois de feitas algumas recomendações aos alunos e encarregados de educação, foi a vez de os alunos conhecerem os seus padrinhos, alunos do 9º. Anos. O tema era “O ACORDO ORTOGRÁFICO” entra na onda! Os alunos do 5º ano (afilhados) começavam com um jogo e ao som de música rodavam à volta de umas cadeiras até que a música repentinamente acabava e todos tinham que se sentar numa cadeira, só que estas eram sempre 1 número inferior, o que acabava por ficar sempre um aluno sem lugar.
Seria este aluno a tirar dum cesto uma palavra escrita antes do acordo e aos Padrinhos tinha sido dado a palavra correta do acordo ortográfico.
Os alunos caloiros liam em voz alta e olhando para as palavras dos alunos do 9º ano, viam quem é que tinha a palavra correta, seria este o Padrinho, que depois juntos iam para um placard afixar e emendar a palavra que lhes tinha calhado.
Foi assim uma forma divertida de escolher os padrinhos e afilhados.
Seguidamente fez-se o juramento dos padrinhos e afilhados numa sessão solene que teve como juramento o compromisso de honra. Este juramento consistia da parte dos mais velhos como padrinhos a boa orientação dos afilhados e da parte dos mais novos estudar. Comprometeram-se e aceitaram ambos (padrinhos e afilhados) as regras que foram estipuladas no juramento e lidas em voz alta, para depois em conjunto fazerem o batismo na pia com água benta e na presença do padre (Prof. Natália) e seus ajudantes que confirmaram o ato.
Os encarregados de educação também fizeram o seu juramento, um compromisso entre eles e o seu educando.
Alunos dos outros anos, professores e funcionários foram testemunhas deste ato.
Depois da parte formal dos alunos foi a vez do próprio padre ser batizado, por alguém do público, porque durante a cerimónia do ato, o padre atirava água para todos, sofrendo assim uma pequena vingança.
Por último, foi a visita às instalações da escola para conhecerem o pavilhão, a cantina, a biblioteca, a reprografia, etc., e foram-lhes dadas instruções de como funcionam. Foi divertido e uma boa forma de acolhimento e integração dos alunos mais novos, que assim têm a orientação dos mais velhos, nos pequenos passos, que são muito importantes no princípio duma nova etapa.
Bom Ano!..