Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Dia do mundial do professor e dia da república.

Hoje dia 5 de Outubro, comemora-se o dia mundial do professor e o dia república portuguesa.

Neste dia em que Presidente da República, Cavaco Silva no seu discurso da comemoração do dia da república, apelou devido à crise instalada à contenção de custos, à poupança, a mais trabalho a quem trabalha, e aos políticos que têm que dar exemplos na contenção de custos e nos gastos.

Pois aí está, o ministro da educação, Nuno Crato, como bom aluno que é, antecipou-se ao que o professor ia dizer e já tinha anunciado para o seu ministério uma redução na ordem dos 600 milhões de euros na Educação. A factura vai ser mais custos nas escolas, menos professores e mais problemas para solucionar. Já levámos com os PEC, depois com o acordo da troika, agora com a estratégia orçamental 2011-2015, a seguir com o orçamento de estado para 2012… e é caso para perguntar: onde e quando vai isto parar?

No discurso do Presidente da República, pela forma como fala da crise até parece que estas políticas e estas medidas são inevitáveis, que não há nada a fazer…será que é assim? Não haverá alternativas? Há com certeza outras formas de dar a volta à situação, mas essas são intocáveis. Mexer em quem é culpado da situação é que ninguém tem coragem.

Foram 35.000 professores que ficaram sem colocação e no próximo ano com os cortes anunciados na educação a coisa não fica melhor. Cada vez somos menos e cada vez existe menos razão para comemorar este dia como sendo o dia do professor.  

Ao menos que se salve o dia da república.