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Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

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Revisão Estrutura Curricular - EVT

 

Pelo que se verifica no quadro, a disciplina de Educação Visual e Tecnológica é dividida em Educação Tecnológica e Educação Visual. Educação Visual passa a ter 2 tempos no 5º e 6º anos e Educação Tecnológica em desdobramento com TIC, tem também 2 tempos no 5º e 6º anos. Se esta for a interpretação do ministro, do mal o menos, continua-se com 4 tempos embora separados. De qualquer forma EVT perde sempre, porque eram 4 tempos e 2 professores, agora serão 4 tempos e 3 professores. Esperemos para ver o que a discussão pública até finais de janeiro nos vai dar.

Ver todo o documento da Revisão Estrutura Curricular

 

Vamos a contas para o grupo disciplinar de EVT

 

Para  EVT e EM haviam 6 tempos para distribuir.

Na maioria das escolas havia 4 tempos para EVT e 2 tempos para EM.

Neste caso correspondiam no caso EVT: 4 tempos para 2 professores, são equivalentes a 2x4, ou seja, igual a 8 tempos.

(Com os 2 tempos de EM perfaziam um total (real) de 10 tempos por 3 professores).

 

Na Nova Revisão Estrutura Curricular temos:

Para os 6 tempos temos EM,EV,ET/TIC.

Como EM fica com 2 tempos teremos:

4 tempos para EV e ET/TIC que correspondiam  ao grupo EVT.

Assim, EV com 2 tempos e 1 professor e ET/TIC com 2 tempos e também 1 professor, equivalem a 2 professores  do grupo EVT.

Se houver desdobramento, ou por regime semestral, o Grupo EVT no melhor dos cenários passará a ter a 4 tempos, sendo 2 para EV e 2 para ET/TIC.

Outro cenário são os 2 tempos de ET/TIC dividos em 1 tempo por cada grupo. O grupo EVT passaria a ter 3 tempos.

Conclusão: os 8 tempos (reais 4x2) dos professores de EVT no antigo modelo, no cenário atual passarão para 4 tempos na melhor das hipóteses, 3 e/ou 2 tempos no pior cenário, o que seria a descalabro para os professores deste grupo disciplinar.

 

A Associação APEVT com os seus professores vão ter um papel fundamental nesta discussão pública até janeiro. Fazer ver a este governo e à opinião pública que as artes têm um papel fundamental em qualquer currículo.

Não baixar os braços é um dever e uma obrigação para estes profissionais de ensino.

Afirmar a firme e inequívoca disposição de lutar na:
(a)  Defesa intransigente dos direitos socioprofissionais dos professores de EVT;
(b)  Defesa e promoção do papel insubstituível das artes e das tecnologias na educação e no ensino básico;
(c) Intervenção proactiva no processo de reorganização curricular, não nos centrando numa posição de defesa e atrás da barricada, mas antes numa posição de intervenção exigente e de participação construtiva na política educativa disponibilizando-nos para encontrar soluções equilibradas na gestão dos recursos educativos .
  


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