Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

EDUCACAR PARA A PREVENÇÃO - Simulacro Rodoviário

Ao toque de emergência alunos, docentes e funcionários saíram ordeiramente e dirigiram-se para o exterior do edifício escolar, concentrando-se junto ao pavilhão onde já se encontravam os Bombeiros de Tondela - secção da Lajeosa.

Numa situação fictícia - sinistrado inconsciente, encarcerado em automóvel, os alunos, não ultrapassando o perímetro de segurança estabelecido, puderam ver e aprender comportamentos e atitudes a ter numa situação real.

Depois de devidamente imobilizado o veículo acidentado, um dos elementos dos bombeiros entrando pelo vidro traseiro lateral teve oportunidade de prestar os primeiros socorros, estabilizando o sinistrado e foi acompanhando e monitorizando os seus sinais vitais, enquanto a restante equipa procedia ao desencarceramento, com recurso aos meios técnicos necessários (expansor e tesoura), respeitando todas as regras e normas de segurança. Por fim, com o colete de extracção devidamente colocado foi possível retirar o sinistrado procedendo-se ao seu transporte para o hospital.

Os HOMENS DA PAZ demonstraram a sua prontidão e perícia no socorro e desencarceramento da vítima. Com este simulacro, pretendeu-se que a comunidade escolar interiorize comportamentos preventivos, como agir e reagir em situações de emergência, melhorando as atitudes.

Fica aqui o nosso BEM HAJA ao trabalho desenvolvido por todos os Bombeiros deste país, em especial à secção da Lajeosa.

A Equipa responsável pela Segurança

Agrupamento de Escolas da Lajeosa do Dão