Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Nova Bomba!..Revisão Estrutura Curricular.

Sem querer ser arauto de mais noticias más nesta quadra pascal mas depois de ouvir os argumentos dos representantes do nosso governo, o Sr. Primeiro – Ministro e o Sr. Ministro das Finanças, sobre a reposição do subsidio de natal e do subsidio de férias aos funcionários públicos em contradição um com o outro, mas depois em concordância para o ano de 2015 e de forma gradual, leva-me a supor que isto se deve a proximidade de ano de eleições e também porque nessa altura os funcionários públicos devem ser uma ninharia que qualquer reposição não tem qualquer efeito na fatia das finanças.

Sim, a reposição será se as coisas correrem bem e o que é correr bem? Correr bem deve ser emagrecer de tal forma o funcionalismo público que o estado deixe de ter encargos com estes trabalhadores. Senão vejamos o que está a acontecer com o Ministério da Educação. Os sindicatos falam em cortes de pessoal na ordem dos 12 000 professores neste próximo ano lectivo de 2012/2013, mas não contrariando a previsão dos sindicatos falo duma realidade que pode ser muito mais grave e a partir daqui poder-se-á também fazer outra previsão.

Foi pedido às escolas pelos sindicatos com o assunto “Impacto nos horários da escola /agrupamento da eventual versão final de diploma sobre a revisão da estrutura curricular” que poderão levar os sindicatos a fazer uma previsão mais rigorosa sobre o assunto, isto se todas as escolas responderam de forma correta ao pedido.

E não estamos a falar sobre megas e giga - agrupamentos que ainda vão agravar e de que forma o estado das coisas, aqui são os dados do impacto numa escola sobre o novo diploma de revisão da estrutura curricular.

Soube que num agrupamento pequeno situado num meio rural que tem cerca de 250 alunos e 40 professores, os dados do número de professores (previsão será com menos 10 alunos no próximo ano) com a nova revisão da estrutura curricular que como se sabe desaparecem algumas disciplinas e o estudo acompanhado, passa dos atuais 40 para 23 professores, o que corresponde a 57,5% dos professores, ou seja menos 17 professores, o que equivale a 42,5% de professores que ficarão sem componente lectiva.

Se a este dado juntarmos os mega e os giga agrupamentos a ordem dos professores sem componente lectiva poderá chegar aos 50% dos atuais professores.

Num organismo como o Ministério da Educação que são centenas de milhares de trabalhadores, desde professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos e outros, e com a entrada em todo país destas estruturas monstruosas de giga agrupamentos, vão ser milhares os trabalhadores deste ministério que vão ficar fora do sistema, apesar das promessas de que ninguém é despedido, é de lembrar que basta não renovar contratos a estes trabalhadores para eles ficarem de fora sem ser despedidos.

A ser assim o estado bem poderá pagar os subsídios de natal e férias aos seus trabalhadores no ano 2015, porque os que restam serão tão poucos que pouca mossa fará no orçamento de estado. É este o estado que nós temos mas não é de certeza este estado que queremos…

 

Mais assuntos relacionados:

Ver Mega-Agrupamentos..a bomba!.

Ver Mega-Agrupamentos...A luta perdida..

Ver Mega-Agrupamento...Rumores!

Ver Mega-Agrupamentos...Porquê??

Ver Mega-Agrupamentos...Machadada final!.

Ver Mega-Agrupamentos..Para quê?

Ver Nova Bomba!.Revisão Estrutura Curricular

Ver A Onda dos Giga-Agrupamentos 

Artigo de opinião do Arte por um Canudo 2


3 comentários

Comentar post