Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Todos os caminhos vão dar a Parada de Gonta - Festas de Verão.

Ultimamente tem-se falado pouco neste blogue sobre Parada de Gonta, não porque não exista nada para falar (quando digo falar é dar informação aos que estão fora) e a intenção do blogue é dar a conhecer o que de bem se faz em Parada de Gonta através de acontecimentos e atividades, fossem das associações ou outros eventos tão diferentes como por exemplo as festas de Parada de Gonta ou o Grupo do Tacho. Todos têm em comum Parada de Gonta.

Este blogue tem oito anos e nessa altura quase não havia informação online sobre Parada de Gonta que enaltecesse a pujança da aldeia com as imensas atividades das associações que tinha.

O blogue “arte por um canudo 2” durante muitos anos alimentou e divulgou esses acontecimentos, algumas vezes com muita paixão o que levava muitas vezes nos comentários a discussões de pontos de vista diferentes. Quanto a isso tudo bem e serviu para os paradenses colocarem as suas opiniões em discussão concordando ou discordando conforme o assunto.

Atualmente existem as associações com páginas e sites e muitos paradenses com blogues, facebooks e twitters, que vão dando informação para as atividades que existem. Ainda bem que a nossa aldeia aderiu às tecnologias, agora é só escolher e selecionar a informação que interessa e que se julga ser mais isenta.

É o início das Festas de Verão em Parada de Gonta com a Semana Cultural da ACR "Os Amigos de Parada de Gonta" com 7 dias de festa e com uma gama variada de conjuntos para todos os gostos, desde o rock ao fado incluindo o dia do teatro.

Depois de finalizadas estas festas da ACR “Os Amigos” iniciam-se logo no dia seguinte, Sexta-feira, dia 2 de Agosto, pelas 22 horas, as festas em Honra da Padroeira de Parada de Gonta, Santa Ana.

A bifana, o caldinho verde, o frango de churrasco, o porco no espeto, o néctar de região e a cerveja, estarão sempre em movimento.

São 15 dias de festa na procura de encantar quem nos visita. A não perder...venha à nossa festa!

Também é nesta altura o regresso da maioria dos emigrantes à sua terra natal e é o reconhecimento por parte das várias Associações Culturais aos filhos da terra, brindando-os com momentos agradáveis, cativando-os para que gozem as suas férias em Parada de Gonta, que continuem a regressar sempre e tenham sempre presente no seu coração a sua terra natal.

É lindo ver fervilhar a aldeia por esta altura. Em cada canto o encanto e a alegria de ver e ouvir a mistura de sons das gentes dos vários países que labutam por esse mundo fora. Bem-haja e serão sempre bem-vindos.

Por último o recado, todos nós queremos ter atividades na terra, mas para isso temos que estar presentes, participar ou não, mas mostrar a quem organiza a nossa solidariedade, dando-lhes força para continuarem. Não é fácil andar a programar uma atividade, durante um certo tempo e depois cair na deceção de que não vale a pena se as pessoas não aderem. Depois vem-se a terreiro dizer que não se faz nada que agrade e agarre as pessoas a visitarem Parada de Gonta e só nos outros lados é que é bom.

Pois, continuo a dizer que somos bons, temos pessoas muito dinâmicas em Parada de Gonta e devemos aproveitar o que elas nos oferecem, para não cairmos no marasmo duma terra que só servirá de dormitório aos centros urbanos em sua volta.

Gentes de Parada de Gonta apareçam em força, mostrem o vosso reconhecimento a quem organiza e mostrem também aos de fora o quão hospitaleiros somos.


Logo (1).jpg

 

4 comentários

Comentar post