Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Confirmam-se os números de horários zero.

 

Os números foram retirados do blogue do colega José Marques, que refere que no total foram a concurso, "14854 professores sem componente letiva (13306 ainda sem componente letiva + 1548 retirados de concurso) ", não tendo sido considerados os colegas entretanto excluídos.

Confirmam-se os valores há muito anunciados nos vários blogues e neste em particular (Arte por um Canudo 2) dos professores que vão ficar sem componente letiva. Segundo a SIC Noticias Mais de 13 mil professores sem horário nas listas de colocação publicadas site da DGAE” e “E são cerca de 18 mil os professores contratados que ainda não sabem se terão no lugar nas escolas.” Sendo assim são trinta e tal mil professores que poderão não ter horário. Nas previsões só o ministério da educação e ciência ficou surpreendido!.

Tudo isto devido à revisão estrutura curricular, fusão de agrupamentos e aumento do número de alunos por turma e com o objetivo de economizar à custa da educação.

Reduzir ao máximo os professores nas escolas públicas por causa do deficit em linha com os cortes de milhões que estão programados na educação, foi um objetivo alcançado e até largamente superado.

O que não se percebe é como o ministro da educação e cultura, Nuno Crato, não tenha previsto o brutal aumento de professores que iam para o DACL (destacamento por ausência de componente letiva) = (desemprego), ao ponto de anunciar novas medidas, de atenuação dos danos causados, para inclusão dos professores nas listas com componente letiva, mas deixando na mesma o aumento do número de alunos por turma, uma medida que contraria, de acordo com vários estudos, o sucesso educativo.

Com este engano nas contas do ME e o novo volte face, prevê-se 1 professor com turmas de trinta alunos e outros professores a dar apoio a meia-dúzia. Como é que podem os alunos ficar a ganhar? E os professores dessas turmas de trinta alunos o que acharão?

Uma coisa é certa e sabe-se de antemão que vão ser os professores mais idosos com essas turmas de trinta alunos, por via da sua maior graduação, enquanto os outros professores mais jovens vão estar em apoios com meia-dúzia de alunos ou com alguns clubes. O que quererá isto dizer? Será que foi intenção para empurrar os mais idosos para reformas antecipadas com os cortes brutais que se conhecem.

A barafunda vai ser de arrepiar..

 

Noticia Público:

O desastre anunciado para os professores contratados começa agora a ser confirmado pelas escolas.

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)