Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Se morrer..que seja de pé!.

  

Hoje dia 14 de Setembro foi o último dia do prazo dado pelo ministério da educação para a abertura do ano letivo de 2012/2013. A escola EB 2,3 Mota Pinto assim como a maioria das escolas neste país também fez neste dia a receção ao aluno, não uma receção como em outros tempos (receção em 2011, receção em 2010,…, ou receção em 2007) mas uma receção simples entre apenas o diretor de turma, os alunos e os pais/encarregados de educação numa sala onde lhes foram dadas todas as informações.

Como somos um povo distraído e o povo de influência deste agrupamento não foge à regra, foram muitos os pais que estranharam a diferença de tratamento na receção aos seus educandos onde era disponibilizado a todos um programa com as atividades desse dia com a chamada “Receção ao caloiro” onde os alunos mais idosos apadrinhavam os alunos que entravam pela 1ª vez nesta escola e juravam acompanhar e ajudar sempre que necessário o seu afilhado.

Ainda hoje uma encarregada de educação lembrou a ajuda que foi ter uma madrinha que a orientou e o quanto foi importante para ela nesta escola. Pois foi explicado que as coisas mudaram e esta escola foi agregada a Tondela passando a ser gerida por uma CAP (Comissão Administrativa Provisória) que está situada na escola sede do agrupamento. O que se faz aqui é decidido em conjunto com todos os elementos dessa escola sede para que haja uniformização de formas de atuação em todas as escolas pertencentes ao mega-agrupamento. As coisas mudaram e os pais e alunos têm que se adaptar à nova realidade.

E a nova realidade diz-nos que esta escola vai ter menos funcionários, como já foi notado por alguns, menos recursos em toda a linha como manda a troika, os principais serviços passam para Tondela e inclusive a tomada de decisões do órgão de gestão.

Quando chegamos perto do top do ranking nacional, cito post “Fonte: Correio da Manhã, Sic e Expresso, No Ranking Nacional do Jornal de Noticias e Jornal Público, ficamos em 125º lugar a nível de escolas, a Matemática no 51º lugar e a Português 567º lugar. A nível de distrito, das 61 ficamos no 6º lugar entre escolas públicas e privadas, sendo a 3ª pública”, é que nos tiram o que foi conseguido com uma boa organização de escola, uma boa gestão de recursos e uma identidade bem marcada no meio onde estava inserida. Foi um percurso de vinte anos mas foi conseguido o objetivo.

A nível de atividades de escola foi também um ano de prémios ( agrupamento da lajeosa de parabéns!)

As coisas mudaram e o dia foi de tristeza com a despedida de alguns funcionários da escola e amigos que já tinham guia de marcha para outra escola. As amizades e o profissionalismo de tantos anos em perfeita harmonia, identidade com a escola esvai-se com o rumo que cada um tem de seguir.

A escola tal como era acabou-se e teremos que construir outra identidade de acordo com a nova realidade se quisermos que ela não morra. Se morrer que morra de pé!.

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

1 comentário

Comentar post