Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte. email: ag_silva@hotmail.com

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte. email: ag_silva@hotmail.com

15º ano.jpg

Jorge Colaço em Parada de Gonta (painel de azulejos)

Painel com 94 azulejos feito por Jorge Colaço e assinado pelo mesmo em Lisboa na data 03/07/1938.

Painel em relativo bom estado que se encontra na escadaria frontal da Igreja matriz de Parada de Gonta. A preciosidade do painel requeria uma proteção em acrílico ou outro material para não ser danificado, que pode acontecer com ou sem intenção, mas tudo acontece e quando acontecer lamentamos o sucedido.

Como se sabe Jorge Colaço foi um grande pintor e ceramista português com afinidades a Parada de Gonta.

Jorge Colaço (1868-1942), foi casado com a poetisa Branca Gonta Colaço filha de Tomás Ribeiro e teve uma filha cujo nome é Ana de Gonta Colaço, escultora com ateliê na casa das matinas em Parada de Gonta.

Num estudo de investigação para a tese dum doutoramento sobre Jorge Colaço recebi um email que me questionava sobre o painel, cito o email “Ex. mo Senhor;

Através da internet tive acesso ao blog que criou e segue sobre Parada de Gonta. Felizmente já tive a honra de conhecer essa bonita localidade.

Sou estudante de doutoramento e a minha tese visa o estudo biográfico e obra azulejar do pintor Jorge Colaço.

Por essa razão desloquei-me a Parada de Gonta a fim de fotografar/inventariar os 3 painéis aí existentes.

Assim, venho desta forma pedir se por acaso sabe de alguma informação sobre os referidos painéis. Data da colocação, quem mandou fazer os painéis, etc. ou qualquer outras informações ...

Não é um pouco estranho o painel da Nª Senhora da Estrela estar em Parada, uma vez que o orago dessa paróquia é Santa Ana. Outra questão é a de o fundo deste mesmo painel apresentar uma paisagem marítima, uma vez que o mar está distante! O que terá levado a ser colocado nesta igreja este painel em particular?

Muito atenciosamente.”

Respondi que iria junto dos mais idosos da aldeia e das entidades oficiais tentar saber as questões colocadas.

Se acrescentar algo ao já sabido lhe comunicarei através deste email.
Cumprimentos
Agostinho

O porquê do painel ser com a Nossa Senhora da Estrela e ter como fundo uma paisagem marítima é algo interessante para investigar?

Já fiz algum trabalho e soube que o painel foi colocado a mando do pároco da freguesia, na altura o padre Fernando, pelo senhor Manuel Trolha (alcunha marreco) e entre os anos de 1955 a 1960.

Irei confirmar a veracidade destas afirmações.

Entretanto pergunto aos paradenses que se souberem algo mais mo indiquem aqui nos comentários do blog ou através do meu email?  Agradecia em nome dos autores do projeto.

Será mais um registo da nossa terra num projeto de investigação dum doutoramento.

 


4 comentários

Comentar post