Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

ALUNOS E PROFESSORES DA EB 23 DE LAJEOSA DO DÃO VISITAM A NORUEGA

No âmbito do Projeto Comenius “Youth Rights and European Citizenship”, dois professores e seis alunos da Escola E.B. 2,3 Prof. Dr. Mota Pinto, da Lajeosa da Dão, visitaram a cidade de Oslo, na Noruega, entre os dias 3 e 8 de Março, a fim de participarem no II Encontro Comenius de Parcerias entre Escolas.

A partida ocorreu na madrugada do dia 3 de Março, saindo da Lajeosa do Dão em direção a Lisboa, na carrinha gentilmente cedida pela Junta de Freguesia da Lajeosa.

Seguiram-se as habituais formalidades que antecedem o embarque no aeroporto de Lisboa de onde saiu, às 9.00h, o voo da TAP com destino ao aeroporto internacional de Oslo. A ansiedade era já grande pois este era uma viagem há muito aguardada pelos participantes, em especial pelos alunos.

Foi uma viagem tranquila até ao aeroporto de Oslo. Seguiu-se uma breve viagem de comboio e de metropolitano até à escola anfitriã – Østerås school.

Na escola aguardavam as famílias norueguesas que iriam ser as famílias adotivas durante a estadia nesta bela cidade do norte da Europa.

Os trabalhos iniciaram-se na manhã do dia 4, já com todos os participantes envolvidos no projeto, representantes de 6 países (Dinamarca, Noruega, Áustria, Alemanha, Letónia e, claro, Portugal). Com todos os parceiros reunidos os anfitriões noruegueses deram as boas vindas oficiais a todos e tiveram então início os trabalhos. O tema a desenvolver durante a semana foi “a escola ideal”. O empenho de todos foi uma constante e os resultados foram sendo publicados em tempo real no blog do projeto.

Durante 4 dias todos os participantes se desdobraram em diversas atividades que incluíram sessões oficiais, visitas a Baerum e Oslo (onde os alunos tiveram oportunidade de visitar o Nobel Institute, onde todos os anos é entregue o prémio Nobel da Paz), atividades de Inverno (a neve, o gelo e as temperaturas negativas foram uma constante), e claro, a oportunidade de degustar a gastronomia norueguesa onde o salmão é uma presença constante.

No dia 8, cansados mas extremamente satisfeitos com a experiência vivida, iniciou-se o regresso. A chegada à lajeosa deu-se por volta das 22.30h, onde os pais e familiares dos alunos se encontravam ansiosos a aguardar pelos seus filhos. Logo ali puderam testemunhar o entusiasmo destes, apenas entrecortado por alguns lamentos por ter sido um período tão curto!

Foi uma experiencia única e muito enriquecedora para todos, e que perdurará na sua memória.

Agora, os professores responsáveis pelo projeto e os alunos envolvidos, iniciarão já a preparação da nova mobilidade. Esta realizar-se-á em outubro tendo como destino a Letónia. Até lá muito trabalho há pela frente, mas todos estão seguros que irá continuar a ser realizado com o entusiasmo e empenho de todos, como até aqui.

Resta apenas acrescentar que para que este projeto se desenvolva, foi atribuída à escola uma subvenção da Agência Nacional para o Programa Europeu para a Aprendizagem ao Longo da Vida.

 

Jorge Lourenço


 

Parceria com o Jornal Online "As Nossas Vozes


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.