Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

1ª Observação de aulas como avaliador externo

Pois bem..hoje fiz a 1ª observação de aulas como avaliador externo.

A escola onde fui observar a aula do professor avaliado dista da minha a trinta e tal kilómetros e quando lá cheguei a primeira coisa que me disseram foi: vocês como avaliadores externos devem ganhar um balúrdio, visto que vão avaliar colegas/professores de outras escolas e bem longe.

Tive que responder que não se ganha nada em troca a não ser trabalho acrescido àquele que já se tem. O que se ganha é aborrecimentos por avaliar os colegas, ganha-se montes de reuniões fora do horário normal de trabalho, ganha-se um acrescento de horas em observações e relatórios e ainda inimizades e ódios se as coisas não correrem bem.

Digo mais, não nos foi descontada qualquer hora no trabalho letivo nem nos foi proposta qualquer remuneração. Sim, fomos obrigados a entrar numa bolsa de avaliadores para ser avaliadores externos segundo as qualificações de cada um e as necessidades das escolas que pedem se tiverem professores para avaliar.

Muitos dos avaliadores tentaram e usaram os mais variados esquemas para não serem avaliadores e a quase todos (algumas exceções bem fundamentadas) foram recusados. Só ficaram dispensados os professores com doenças incompatíveis com a observação de aulas.

Quanto à aula observada correu muito bem, o plano foi cumprido e os alunos participaram ativamente no desenvolvimento da aula. A recetividade manifestada pelos alunos ao que o professor dizia foi muito boa, a envolvência do professor com os alunos também, a prontidão com que eram chamados à atenção para correção dos erros e sem qualquer altercação por parte deles e do professor foi também muito boa, a aceitação das regras por parte dos alunos sem qualquer contestação também foi das melhores.

Até os escassos recursos utilizados foram os necessários ao plano de aula traçado, por isso, pode-se considerar que a aula foi muito boa.

Continuo a dizer o que já disse em anteriores avaliações, pelo que verifiquei presumo que temos aulas muito boas, com professores muito bons e com alunos atentos e participativos. Ou por outro lado será que, tudo isto já tinha sido ensaiado/montado para que tudo corresse bem?

Só tenho que ver o que observei e o que observei foi muito bom.

Também para complementar este ciclo da nova avaliação digo, na minha opinião, parece que esta ADD é mais justa que as outras porque o professor avaliador na observação de aulas é da mesma àrea ou grupo que o professor avaliado.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.