Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Exames 6º e 9º anos - 2013

Realizaram-se hoje, dia 20 de junho, os exames de Português do 6º e 9º ano. De manhã foi realizado o exame de Português do 6º ano e de tarde foi o de Português do 9º ano.

Do que me apercebi no final junto dos alunos foi que ambos os exames foram muito difíceis. Depois houve a confirmação dos colegas professores de Português realçando que o exame do 9º ano ia muito além das aprendizagens do 9º ano e para comparação disseram que até os alunos do 12º ano teriam dificuldade em responder.

Juntando a estes os exames do 4º ano que também não foram encorajadores a conclusão parece apontar para níveis de classificação dos alunos abaixo da média dos últimos anos.

Parece até que a equipa de elaboração dos exames do ME se esqueceu de proteger os próprios interesses do Ministério da Educação que neste ano letivo fez mudanças no currículo dos alunos, criou mais mega agrupamentos, aumentou o número de alunos por turma, eliminou umas disciplinas e reforçou outras, etc., com a introdução de exames de dificuldade superior ao exigido não acautelando estas mudanças nem avaliando realmente estas ditas "reformas" que o ME introduziu.

Ou por outro lado, da politica tudo se espera, poderá ser uma estratégia política para o ME através de Nuno Crato continuar a introduzir mais medidas penalizadoras aos professores e às escolas, para depois no ano que vem se confirmar a melhoria com exames de dificuldade reduzida.

Será a confirmação em crescendo com resultados positivos das medidas que possa tomar e que agravarão a qualidade do ensino público mas poderão agradar a muitos com a aproximação às campanhas eleitorais que se avizinham.

O que é certo é que foram exames muito exigentes indo para além do nível de conhecimentos do ano que deveriam avaliar. (Exame de Português do 9.º ano com perguntas mais difíceis que o do 12.º) 1

Os prejudicados são aqueles a quem todos dizem que é preciso proteger.

1 Fonte: Público


Logo (1).jpg