Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Parada de Gonta terra apetecível (3)

(Elenco do PS)

(Elenco do PSD)

(Elenco do CDS)

 

Parada de Gonta é uma terra apetecível e é pena que o "poder" não tenha querido reconhecer que assim é, ou antes, parece que agora começa a ser reconhecido pela propaganda autárquica posta em andamento.

Parada de Gonta, tem a nível associativo 5 associações que preenchem a alma do povo com actividades desportivas, de lazer, de recreio, de cultura e de solidariedade. Que terra não gostaria de ser assim?

Parada de Gonta tem também a nível de romarias, as chamadas festas de Verão das melhores do Concelho, como é do senso comum, dizer-se. Parada de Gonta recebe no Verão os seus filhos às centenas e é visitada pela altura das festas de Santa Ana por milhares de pessoas.

Parada de Gonta tem tradição nas mais belas representações da via-sacra, organizada pela Associação “Os Amigos”. Tem também a procissão do recolher das cruzes acompanhada por centenas de pessoas até à igreja, que é das coisas mais belas que a tradição ainda mantém. Que terra não gostaria de ser assim?

Repare-se que Parada de Gonta é uma das 26 (atualmente 18) Freguesias do Concelho de Tondela e apesar de ter um só povo, tem uma densidade populacional de 120,7 o que corresponde a 121 pessoas por Km2, considerada uma das mais elevadas do Concelho de Tondela, nomeadamente a 7ª entre as 26 Freguesias deste Concelho. Temos ainda uma densidade populacional superior à média do Concelho de Tondela que é 86,9, segundo fonte do INE.

Ainda segundo os Censos de 2001[1], temos 812 habitantes residentes e 785 presentes e somos a 2ª Freguesia em variação positiva mais elevada, com um acréscimo de população de 7,9%, relativamente aos censos de 1991 e 2001, só atrás da Freguesia de Tondela. Numa altura em que quase todas as Freguesias têm um decréscimo da população, nós temos um acréscimo o que denota uma atracção por Parada de Gonta.

Para que este estado de coisas se mantenha é preciso continuar a investir e várias infra-estruturas têm que continuar a ser feitas no campo das acessibilidades, electrificação, saneamento básico, lazer, desporto e cultura, não esquecendo um PDM mais equilibrado que responda aos anseios da aldeia, porque estamos em risco ver os filhos da terra partir por não ter um espaço para se manter. Não queremos isso, por isso fica o alerta.

Parada de Gonta continua a ser uma terra acolhedora e apetecível, as suas gentes partilham a opinião, são influenciadas e influenciam com os seus gostos, gostam da discussão, analisam politicamente o que acham correcto e o que não está bem, divergem do alinhamento muitas vezes natural por não ser comodistas, mantendo uma rica diversidade de opiniões.

Parada de Gonta e das poucas Freguesias do Concelho de Tondela que resiste ao poder “único” e as suas gentes com a diversidade de opiniões são ricas em ideias que se transformam em ideais. Assim para manter a sua diversidade, Parada de Gonta apresenta 3 listas a votação para a Junta de Freguesia.

Cada grupo que compõe as listas tem uma opinião própria como deve ser gerida a Freguesia. São homens e mulheres válidos que querem o melhor para a Freguesia. Todos estão orgulhosos daquilo a que se propõem fazer e querem mostrar ao "poder" que quem comanda os destinos da Freguesia são os Paradenses.

Quem não gostaria de gerir um povo assim?

Obs:Este Post foi escrito há 4 anos, o que mudou?


Logo (1).jpg