5ª Aula de Artes Visuais
5ª aula de Artes Visuais (9ª na Tv) de #EstudoemCasa foi dedicada ao tema “Espaço – Bidimensional (módulo/padrão) e tridimensional (sobreposição/transparência)”.
Aprendizagens essenciais:
Dominar os conceitos de linha, plano, forma, estrutura, espaço, padrão, ritmo e volume em diferentes contextos visuais.
Desenvolver capacidades de observar e interpretar.
Criar estruturas geométricas modulares
Conceito.
Espaço – é o lugar onde existem todas as formas que nos rodeiam.
As pessoas, os animais, as casas, os automóveis, as árvores, as plantas, etc..todos ocupam um espaço.
Espaços bidimensionais e espaços tridimensionais
Espaços tridimensionais : são espaços com três dimensões ,(altura, largura e comprimento), são volumes
Espaços bidimensionais: são espaços com duas dimensões, (comprimento e largura), são formas que existem em superficies planas (um desenho ou uma pintura).
De acordo com o ano de escolaridade 5º ano nesta aula vai-se trabalhar o “Espaço bidimensional (Módulo /Padrão)” que estava previsto para ser dado no 3º período.
Módulo – É a unidade que, repetida segundo determinada ordem, origina o Padrão.
Padrão – É o resultado da organização formal, segundo uma certa sequência.
Como se constroi: Faz-se o módulo, ou seja, é uma parte (unidade) que depois de repetida segundo certa ordem dá origem ao padrão. A ordem em como é repetido o módulo ( translação, simetria, assimetria, rotação e alternância) dá origem a padrões diferentes. A beleza está na criatividade de cada um em fazer o melhor jogo de cores na sua construção.
Ver aqui:
Metodologia de trabalho
Desafio
A sugestão para os meus alunos do 5º ano e de acordo com a aula #EstudoemCasa na TV, vai ser a construção e decoração de um Módulo / Padrão.
Construir um Padrão que pode ser através de:
Plano A - Numa folha branca A4 deves:
- Ao canto da folha, fazes um quadrado com quatro (4) cm que servirá como módulo,
- Fazes um quadrado maior com desasseis (16) cm de lado que por sua vez será dividido em quadrados de quatro (4) cm, ( dá 16) que constituirão o padrão.
- Desenhas e Pintas o módulo (podem ser figuras geométricas) com os materiais que tiveres à mão (ou marcadores, ou guaches, ou lápis de cor ou até tintas feitas por ti).
- Para fazeres o padrão, repetes o módulo com a sequência a teu gosto, para dar o teu Padrão.
- Devera fazer uma esquadria em toda a volta da folha com um (1) cm.
Plano B - Se tiveres folhas quadriculadas deves:
- Ao canto da folha fazes um quadrado com oito quadriculas que servirá como módulo,
- Fazes um quadrado maior com trinta e duas quadriculas (32) de lado que por sua vez será dividido em quadrados de oito quadriculas (8), que costituirão o padrão.
- Desenhas e Pintas o módulo (podem ser figuras geométricas) com os materiais que tiveres à mão (ou marcadores, ou guaches, ou lápis de cor ou até tintas feitas por ti);
- Para fazeres o padrão, repetes o módulo com a sequência a teu gosto, para dar o teu Padrão.
Plano C - Também podes fazer com um carimbo (pode ser uma batata):
- Cortas a batata com a figura que desejas,
- Os altos (chamado alto-relevo) é onde ficará a tinta para dar o carimbo (módulo)
- Embebe em tinta o carimbo e depois repetes o carimbo conforme a sequência desejada para dar o Padrão.
Materiais/ Instrumentos de suporte:
- Papel, cartão, tecido,
- Régua, esquadro, compasso, lápis de grafiti e borracha,
- Carimbo (esponja, cartão, batata), marcadores, lápis de cor e tintas diversas,
Ver suportes para o trabalho aqui:
(rodar imagem)
Para estudo:
1- Manual de Educação Visual da Pág. 86 a 91.
Links de trabalhos com sugestões de trabalhos para construir um padrão:
https://arteagostinho.blogs.sapo.pt/modulo-e-padrao-trabalhos-dos-alunos-896483
https://arteagostinho.blogs.sapo.pt/trabalho-de-aluno-2o-ciclo-584805
Guião de trabalho da TV: