Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

8ª Aula TV de Artes Visuais

Terreiro parada de gonta.jpeg

Aguarela sobre um pormenor do Terreiro de Parada de Gonta.

Ontem, dia 18 de junho,  a 8ª aula de Artes Visuais (17ª na TV), de  #EstudoemCasa foi dedicada como está no plano de aula à "Identidade e Património". (O atraso da colocação no blog foi pq não assisti).

Aprendizagens Essenciais

- Observar e identificar diferentes manifestações culturais do património local e global. .

- (Re)Conhecer a importância do património para a afirmação da identidade. .

- Criar imagens no âmbito da comunicação visual, utilizando elementos do discurso e do seu enquadramento na mensagem.

Conceito

Património Natural - são todas as paisagens terrestres e/ou aquáticas que, pela sua beleza ou diversidade natural de flora e fauna devem ser protegidas. Não existe intervenção humana.

Património Cultural - referimo-nos ao conjunto de bens imóveis (monumentos, conjuntos e sítios), móveis (peças artísticas, etnográficas, cientificas, arqueológicas, fotográficas, arquivísticas, entre outras) e intangíveis (tradições e expressões orais, práticas sociais, rituais e eventos festivos), que nos foram deixados ao longo do tempo como testemunho da civilização, os quais, pelo valioso interesse cultural que possuem, devem ser objeto de especial proteção e valorização, como forma de garantir o usufruto dos mesmos às gerações futuras.

Os desafios seriam fazer um cesto em papel dentro das nossas tradições da cestaria (fica para ET) e ou um registo sobre  edifícios, paisagens, monumentos, obras de artes, etc.

De incentivo aos alunos deixo um desenho sobre um lugar da minha terra onde ficam os edificios mais emblemáticos (considerados parimónio) feito em aguarela.

Apoio ao estudo no Livro de EV da página 168 á pág. 177 sobre Parimónio.

Guião desta aula

guião (1).png


Logo (1).jpg