9A4M2D - O que fazer?
O que fazer com estes números? A intransigência do governo só poderá ser contornada se houver criatividade nas negociações! E como se inventa essa criatividade? Mais do mesmo é que não! Pedir o mesmo, que já disseram que não, já vimos que não dá.
Negociar o que podem ceder para o descongelamento de carreiras e aproveitar o restante para a aposentação antecipada, ou seja, mais cedo, pelo menos retirar aquele fator de sustentabilidade que equivale a 3 anos de serviço para aposentação, seria aos olhos duma boa percentagem, talvez maioria de professores, um bom princípio de negociação.
Assim uma boa parte de professores mais idosos aproveitaria a negociação deixando os lugares para os mais novos. A escola agradeceria com o rejuvenescimento e os alunos teriam outra motivação com o estreitamento do fosso das idades entre professores e alunos e que poderiam ter os mesmos interesses e gostos perante a sociedade.
Fazer greves só para pedir o descongelamento de carreiras parece não ser a melhor maneira de contornar esta situação que só prejudica os professores e quanto mais tempo durar mais ela se torna incontornável devido também às movimentações contra da sociedade (pais/encarregados de educação), que se vêm prejudicados com as greves.
Bisbilhotices