Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

À conversa com...Claúdia Emanuel sobre Jorge Colaço.

painel.jpg(carregar na imagem)

Exm Senhor

Através da internet tive acesso ao blog  que criou e segue sobre Parada de Gonta. felizmente já tive a honra de conhecer essa bonita localidade.

Sou estudante de doutoramento e a minha tese visa o estudo biográfico e obra azulejar do pintor Jorge Colaço. 

Por esse razão desloquei me a Parada de Gonta a fim de fotografar/inventariar os 3 painéis aí existentes. 

assim, venho desta forma pedir se por acaso sabe de alguma informação sobre os referidos painéis. Data da colocação, quem mandou fazer os painéis, etc. ou qualquer outras informações ...

Não é um pouco estranho o painel da Nª Senhora da Estrela estar em Parada, uma vez que o orago dessa paróquia é Santa Ana. Outra questão é a de o fundo deste mesmo painel apresentar uma paisagem marítima , uma vez que o mar está distante! O que terá levado a ser colocado nesta igreja este painel em particular?

Muito atenciosamente.

Cláudia Emanuel Santos

Foi assim o 1º contato com Drª Claudia Emanuel que agora visita Parada de Gonta a convite da Junta de Freguesia para dar a conhecer o seu estudo sobre a obra azulejar de Jorge Colaço e que foi referenciado no blog e neste post " Jorge Colaço em Parada de Gonta (painel de azulejos) "

Respondi assim: Já fiz algum trabalho e soube que o painel foi colocado a mando do pároco da freguesia, na altura o padre Fernando, pelo senhor Manuel Trolha (alcunha marreco) e entre os anos de 1955 a 1960.

Resposta também dum paradense que amava Parada de Gonta e infelizmente partiu cedo demais:

Olá Professor: Posso entrar na "discussão"...
1º - Informo que o painel de Azulejos vai ter proteção
2º - O painel não foi feito para esse local e provavelmente nem era para Parada de Gonta .
3º - Jorge Colaço / Branca de Gonta Colaço não tiveram só a filha Ana de Gonta Colaço (a Sra Dona Aninhas como os Paradenses a tratavam)... Tomás Ribeiro Colaço (Advogado, Poeta e Dramaturgo) que em 1943 foi para S. Paulo - Brasil, onde morreu em 1965 e Maria Cristina de Gonta Colaço Aguiar (Aguiar era do marido) e provavelmente foi esta Senhora que ofereceu o painel á Igreja que por opção foi colocado ali.
4º - Nos livros da Igreja deve haver referência a estes azulejos.
5º - Depois conversamos mais sobre este assunto.
6º - Vai um abraço...

O convite está lançado para uma belíssima tarde cultural na sede da ACR Os Amigos, sobre Jorge Colaço e Parada de Gonta.

Bisbilhotada semanal


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.