Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

À conversa com Cláudia Emanuel sobre a obra azulejar de Jorge Colaço

Realizou-se no sábado, dia 29 de outubro, na sede dos amigos de Parada de Conta, uma sessão cultural com a Dr.ª Cláudia Emanuel, investigadora e estudiosa dos painéis de Jorge Colaço.

Perante cerca de meia centena de pessoas interessadas nestes temas da pintura/cerâmica de Jorge Colaço, vereadores da Camara Municipal de Tondela, presidentes das associações paradenses e muitos outros convidados, a investigadora apresentou o seu trabalho em PowerPoint onde constavam muitos dos trabalhos considerados de relevo e que são matéria de estudo para a sua tese de doutoramento. A mesa tinha como moderador o Dr. Vale de Figueiredo estudioso de temas sobre o Património de Parada de Gonta.

A Dr.ª Cláudia Emanuel realçou a importância de Jorge Colaço com as suas técnicas de azulejaria e que foram encomendadas pelo reino e alguns particulares chegando pela sua conta a mil painéis distribuídos por 121 locais do país.

É de realçar que Jorge Colaço (1868 -1942) tem afinidades com Parada de Gonta, através do seu casamento com a filha de Tomás Ribeiro, a poetisa Branca Gonta Colaço, supondo-se até que alguns dos seus painéis foram feitos em Parada de Gonta e teve uma filha muito querida dos Paradenses que vivia na casa das matinas, Ana Gonta Colaço (Aninhas) que também foi escultora com ateliê na casa das matinas em Parada de Gonta.

A conversa levou-nos a histórias da vida de Jorge Colaço e as suas afinidades com o Reino e com Parada de Gonta.

De realçar que em Parada de Gonta existem 4 painéis de azulejos com pinturas de Jorge Colaço.

Foi uma sessão cultural muito interessante e de elevado nível cultural promovida pela Junta de Freguesia de Parada de Gonta e integrada no projeto PTA (Produto Turístico da Aldeia - Geografia Cultural de Parada de Gonta).

Estão de parabéns todos os intervenientes, nomeadamente à Dr.ª Cláudia Emanuel e à Junta de Freguesia, por nos trazerem um momento tão épico como este.

Ver paineis

Painel na Igreja matriz (pequeno painel de 24 azulejos)

Painel na escadaria da Igreja (painel grande com 94 azulejos)

Painel nos correios

Painel numa casa particular (sem foto)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.