Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Ano novo sem surpresas no reino da educação!

escola.png

Neste regresso às aulas com início do 2º período (inicio da semana) constatata-se que está tudo na mesma, ou seja, os mesmos problemas no reino da educação das escolas pequenas, desde que existem os mega agrupamentos com as correrias dos professores e funcionários entre as várias escolas!

O ano novo não trouxe nada de novo!

Sendo uma escola pequena, com uma turma por cada ano desde o 1º ao 9º ano, acontece que os professores de uma disciplina, no 2º e 3º ciclos, ficam apenas com o tempo dessa disciplina que vai dos 45min (0,5 bloco) para as disciplinas com menos tempos aos 180min (2 blocos) para outras que têm mais, o resto dos tempos do horário de trabalho vão para outra ou outras escolas do agrupamento. Destarte, o que acontece é que continuam nos mega agrupamentos as correrias dos Docentes entre escolas para preencher o seu horário de trabalho e também dos Assistentes Operacionais para satisfazerem as necessidades das várias escolas que pertencem a estes megas. É uma correria constante entre escolas coisa que não agrada a ninguém.

Nas escolas pequenas dentro dos mega agrupamentos, como são as últimas a ser preferidas pelos professores, por causa de não andarem de lado para lado, existem professores que são diretores de turma e que pouco mais tem que meia dúzia de horas nessa escola, mesmo que se junte na contabilização as aulas letivas e o serviço de direção de turma! O restante tempo passam ao serviço nas outras escolas do mega. Ora, meia dúzia de horas corresponde a pouco mais do que meio dia da jornada de trabalho. Como os alunos têm os 5 dias completos de escola e qualquer assunto da turma que tenha que ser tratado com o diretor de turma só pode ser resolvido dentro dessas horas!.

Parece um paradoxo, mas é verdade!

Resulta que muitos dos assuntos/problemas são empurrados com a barriga, como é realisticamente possivel.

Quanto aos auxiliares é a mesma coisa! Ninguém sabe quem esteve num certo lugar na hora anterior tal é a rotação entre eles. Este é o dia a dia das escolas pequenas que pertencem aos mega agrupamentos. Ficam como escolas de passagem, frias e sombrias, sem qualquer calor humano, porque até a sala de professores acaba por desaparecer, o que era dantes lugar onde os professores se sentavam para uma discussão/reflexão de assuntos pedagógicos relacionados com os alunos. Portanto, ninguém fica para falar sobre estes alunos nestas escolas, tal é a pressa em estar novamente na outra, assim dita o seu horário de trabalho.

O que se sugere é que se integram realmente e para isso mudam-se as regras ou se acabem com elas, é preciso é ter coragem para ver o que é melhor para todos os que dela necessitam.

Bisbilhotada

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

1 comentário

Comentar post