Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Aposentação dos professores – A luta esquecida!

Escola..jpg

No seguimento deste meu post ”A minha luta – acabar com a dupla penalização” que continua esquecido aos olhos do ministério da educação e dos sindicatos que pouco ou nada fazem para que se altere este estado de coisas, fica nova informação factual da situação. São muitos que não acreditam neste estado de coisas e duvidaram do que eu disse no post. Também os colegas novos que querem entrar na carreira de professor e dizem que os mais velhos estão a ocupar o lugar dos mais novos e assim a classe nunca rejuvenesce, fica a informação do porquê da situação. É preciso denunciar a roubalheira que o ministério da educação (governo) quer fazer a quem pede aposentação antecipada na função pública. Pelo menos nos professores é assim. Também sei que muitas das outras carreiras não é assim e aos trabalhadores dessas classes por volta dos sessenta anos de idade dão-lhes a  pré-reforma, fazem rescisões amigáveis, e outros contratos  para que não fiquem para além dos 60 anos de idade.Tenho colegas (amigos de infância) da mesma idade (ainda ontem tive com um) e mais novos que já estão no descanso há uns anitos. A diferença que têm de mim é que não foram professores!

Voltando à situação, com 64,4 anos de idade e 42 de serviço como mostra a simulação feita na CGA querem um desconto de quase 30%. Ganhar € 1000 ao fim de 42 anos e por 2 que faltam de idade tirar €300 é doloroso. Fazendo as contas, descontar 15% por cada ano que falta  é uma autêntica roubalheira. Isto é uma injustiça que os sindicatos deviam exigir que acabasse, o chamado fator de sustentabilidade.

cga 30.08.2021.png 2.png

(pedido no simulador da Caixa Geral Aposentações)

Alguns duvidaram e disseram no post anterior que o regime contributivo é só de 40 anos, pois pelo que revela a imagem do simulador da CGA, vai em 42 anos de serviço e continua a contribuir.

Não é justo que se trabalhe mais de 40 anos e depois seja penalizado em dupla penalização por pedir antecipação da aposentação. Ser penalizado por não ter a idade legal da aposentação (idade 66,7) é uma coisa que se aceita! Agora ser penalizado das duas formas ao fim de mais 40 anos se serviço, por fator de sustentatibilidade (14,7%) e restantes anos (6%) por cada ano que falte até aos 66,7 anos, é que não é aceitável.

Que se acabe com o fator de sustentabilidade pelo menos para quem tem 40 ou mais anos de serviço independentemente da idade, é justo e éticamente aceitável. Quem tem 40 anos de serviço já não é novo e também nada traz de novo ao ensino. Ganha a escola e ganham os alunos.

Quero a pré reforma não ma dão! Quero que me deixem descansar nem que seja licença sem vencimento, não deixam! Quero um acordo amigável também não dão! O patrão mandar-me embora por insolvência da empresa não é compativel! Então que é que querem?

Desaparecer do mapa é que não!