Avaliação E@D - Em regime semestral!
Aproveitando um manifesto dum grupo de professores da Escola Secundária Martins Sarmento, venho reiterar a minha posição a favor do manifesto de que a avaliação dos alunos, atendendo às dificuldades sentidas pelos alunos e professores se venha a fazer só no final do ano letivo juntando o 2º e 3º período num só, como se fosse um semestre.
Quem tem aulas à distância ( 1º, 2º e 3º ciclos), sabe bem da dificuldade que existe em ter os alunos online, não só porque a internet naquele dia não dá, porque avariou o equipamento, porque não conseguem extrair os ficheiros, porque não conseguem visualisar os trabalhos e o mais grave porque muitos destes pais/encarregados de educação também não zelam pelo cumprimento e dos deveres dos seus educandos em assistir às aulas, tornando - as assim como um fator discriminatório e de desigualdade entre alunos, influenciando a sua avaliação. São múltiplas as razões do não cumprimento.
Assim, porque são tempos atípicos ou excecionais como alguns dizem e que estamos a viver por causa da pandemia, também em regime de excecionalidade seria bom que o ministério repensasse nesta nova forma de avaliação para todos.
Seria uma avaliação muito mais justa e equitativa se fosse em semestre, juntando assim o 2º período não presencial (E@D) e o 3º período presencial. Sempre haveria forma de no 3º período durante as aulas em regime presencial, amenizar a desigualdades criadas e fazer uma avaliação mais justa.
Sou a favor e todos ganham.
Voto Sim e você?
Bisbilhotices