Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Caldinho explosivo.

escola.png

Passada a primeira semana do inicio do ano letivo para 2019/2020, os velhos problemas da escola continuam e até agudizam-se cada vez mais. Dizem as estatisticas/estudos  da OCDE que a classe docente portuguesa é envelhecida  e só 1% dos professores têm menos de 30 anos. Pois agora vem a minha bisbilhotada! O que têm feito os vários governos para atenuar este envelhecimento? Nada! Mas nada mesmo. Continuamos a ser enganados com promessas que dificilmente serão cumpridas, como a recuperação desse tempo de serviço congelado,  quando podiamos também canalizar esse tempo para troca na aposentação antecipada. Mas não, continuamos focados apenas na recuperação do tempo de serviço. Outras formas como a aposentação antecipada (antecipada para nós porque para outras classes até é normal) ficam para as calendas e cada vez estamos mais velhos com grande influência na aprendizagem dos alunos. Fazendo eu um ligeiro estudo, bisbilhotei sobre o porquê dos muitos alunos estarem sem professor e cheguei à horrorosa conclusão que, existe muita gente doente, muitos atestados médicos de professores a maioria com uma certa idade e que só ocupam lugar (horários que não podem ir a concurso)  mas os alunos não têm aulas.  Depois a juntar a esta situação temos a gritante falta de assistentes operacionais nas escolas para controle dos alunos, o que leva os recreios das escolas a serem um caldinho explosivo do safe-se quem puder.

Quem sofre com este caldinho geralmente são os alunos que cumprem as regras...

É pena que assim seja.

Bisbilhotices