Ceia da Páscoa de amigos paradenses
Ceia da Páscoa do Grupo Amigos Paradenses.
Um grupo de amigos Paradenses comemorou, neste sábado dia 28 de março, a quadra Pascal com a realização da Ceia de Páscoa em casa do Lino leal. A Páscoa, tal como o Natal, tem na sua génese a união entre famílias, o convívio, a partilha, a amizade e aproveitando a vinda de alguns paradenses, que se encontram a passar a Páscoa em Parada de Gonta com as suas famílias, realizou-se a Ceia da Páscoa em honra desses amigos que nos visitam. Neste convívio tivemos como grande atração o nosso grande amigo e conterrâneo Gilberto Amaral. O Gilberto Amaral brindou os seus amigos nesta Ceia da Páscoa com canções musicadas por si mas feitas com poemas de poetas paradenses. Foi lindo o que se passou e este grupo de amigos nunca mais esquecerá uma festa assim. As vozes ficaram frouxas de tanto puxar por elas durante grande parte da noite.
Com o regresso de alguns paradenses que labutam fora de Portugal, a Ceia da Páscoa deste grupo de amigos é um meio de convívio para que os emigrantes e os paradenses residentes partilhem as suas vivências.
É com os paradenses emigrantes que nos visitam por estas alturas, que os convívios como este se tornam mais animados e é também uma forma de comemorar o seu regresso a Portugal. Apesar das contrariedades por que passam, não esquecer que alguns estão separados das famílias, não esquecem as suas origens e fazem questão de estar presentes nestes convívios da Ceia de Páscoa que todos anos se realizam na nossa terra. São amizades que embora longe perduram nos seus corações e que nos orgulham de ser o valor principal como princípio orientador deste grupo de amigos paradenses.
Os paradenses residentes bem sabem, que a vida de cada um tem os seus encantos e desencantos, e por vezes é difícil parar, olhar para os outros, de tão atarefada que a vida é, que não nos deixa tempo para estar com os amigos. Somos de Parada de Gonta e muitas vezes só nos encontramos nestes convívios. Os afazeres de cada um não deixam também margem para se encontrarem e simplesmente conversar.
É o que acontece nestes encontros, simplesmente amigos que partilham a sua amizade num jantar, a conversar e conviver, o que muito nos orgulha, de sermos assim. Somos paradenses.
Esta Ceia da Páscoa foi realizada em casa do Lino leal em Parada de Gonta com um arroz de míscaros e carnes grelhadas acompanhadas dum bom néctar da terra. Foi uma festa em grande.
Os Paradenses desejam a todos uma Feliz Páscoa.
VÍDEO