Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Cumprir o prometido.

    BISBILHOTEIRO.jpg

A bisbilhotada da semana em forma de prémio vai para o governo atual que até agora não tem defraudado as expectativas de quem votou neles. As promessas e a mudança  vão sendo cumpridas e até a um ritmo que se pode considerar acelerado.

Esta semana foram abolidos os exames do 4º, e 6º ano e ainda o PET (Inglês), ficaram os exames do 9º ano, mas estes até se compreendem.

Passaram a existir provas de aferição nos 2º , 5º e 8º anos, que não tem a pressão da avaliação na contagem final do nível atribuído ao aluno, mas sim uma avaliação formativa que vai dando a conhecer a forma como o este vai adquirindo as suas aprendizagens e passa a fazer parte do seu processo individual. A ideia de se realizarem as provas de aferição na última semana de aulas também é positiva, porque isto de fazer as provas/exames a meio do 3º período só trazia prejuízo para os alunos e para a organização da escola.

De uma forma geral parece que quase todas as associações relacionadas com a educação estão de acordo com a mudança, até o bisbilhotices, mas vamos lá ver se esta pressa em mudar as coisas não corre mal, até porque uma das recomendações nos pareceres do conselho nacional de educação é que nestes últimos anos, foram tantas as mudanças e tanta a legislação sobre a educação que estas foram um dos pilares do mau estar nas escolas e da pouca segurança que os professores tinham no que se havia de ensinar, nomeadamente nas aprendizagens a desenvolver nos alunos. Mas quando o mal é diagnosticado e unanimemente aceite ao verificar-se que o que está, não está bem, deve-se corrigir o mais rapidamente possível, porque senão, pode ser tarde demais.

Outras bisbilhotadas em forma de prémio poderiam ser nomeadas como o acabamento da requalificação dos professores, ou seja o despedimento, o acabamento da PACC, prova da avaliação de capacidades e conhecimentos dos professores, o retorno dos 4 feriados e também já se fala no regresso dos 25 dias de férias e ainda o retorno  do horário de 35 horas de trabalho semanal para toda a função pública. Aqui a desorganização era total, porque havia escolas e muitas instituições públicas que tinham 35 horas de trabalho e outras 40 horas de trabalho semanal.

A mudança está-se a sentir na vida das pessoas e a esperança é cada vez mais numa qualidade de vida sentida e real.

Bisbilhotada da Semana


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.