Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Dia dedicado à Educação Artistica

Dia cultural.jpg

Aspeto do auditório da Acert no encontro dedicado à Educação Artística

cultural.jpg

O 5º Ciclo de Conferências de Educação Estética e Artística “O papel da escola na fruição dos universos culturais” foi uma iniciativa promovida Direção-Geral da Educação (DGE) - Equipa de Educação Artística (EEA), em parceria com diversas instituições culturais e autarquias. Este evento foi organizado pela Camara Municipal de Tondela, Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo, ACERT e DGE.

Com um painel vasto de personagens ligadas às expressões, com intervenções daqueles que participaram na ação de educação artística e com momentos artísticos dos alunos das escolas envolvidas, o dia teve na minha opinião, o momento alto com a intervenção do Dr. Laborinho Lúcio que fez uma abordagem às artes impressionante como sendo uma área de fulcral importância no desenvolvimento progressivo e harmonioso nas competências a adquirir pelas crianças. Na opinião de Laborinho Lúcio a arte aprende-se como tudo na vida e ninguém pode dizer que não tem jeito porque tudo se aprende.

A arte é conhecimento, é sensibilidade, é sentimento, é ver para além do que os outros vêm. O que para uns é arte para outros não passa de coisa reles e aqui é que entra o conhecimento e a sensibilidade na procura das respostas cientificas adequadas. Pode-se não ser artista mas todos temos o dever de conhecer os principios básico/cientificos da arte (citação minha).

Termina-se este pequeno apontamento realçando o que foi óbvio nesta sessão, que a educação artística deve ser introduzida nos currículos o mais cedo possível.

Foi um dia bem passado

 


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.