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Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

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Educação - escolas em constante stress!

Não há nervos que aguentem tanto excesso de legislação sobre a educação!

São as reposições, as progressões e tantos trambolhões que se dão até se entender o que querem! Quem precisa ser avaliado, quem pode ir buscar a formação anterior, que tipo de formação se pode ir buscar, quem já a usou não pode, porque é que estou a ser ultrapassado por outro que estava atrás de mim, são perguntas que muitas vezes não existem respostas por parte das direções e dos serviços administrativos. A legislação é tão confusa que é preciso um bom decifrador para entendê-la. Também digo que as direções deviam ter um gabinete juridico para que possa esmiuçar a legislação.

Flexibilidade curricular onde vai caber? São reuniões e mais reuniões e as conclusões não são nada animadoras. São mais os amuos entre colegas de grupos diferentes do que o que realmente se pretende. Tanta energia gasta em discussões que nada trazem de proveito. Até aqui se precisava dum gabinete juridico para se entender o que se pretende com autonomia e flexibilidade curricular. Como se podem manter os programas disciplinatres tão extensos e em simultâneo com estas brincadeiras aos projetos que não cabem em nenhum lado. Alguém sabe por acaso o que vai dar na sua disciplina no próximo ano? E os exames finais como ficam?

Falando nos manuais escolares gratuitos a todo o ensino básico e secundário, muito bem, mas a sua reutilização é que preocupa! Diz a lei que o manual tem que ser entregue em bom estado para poder servir novamente. O que preocupa é que os manuais do 1º ciclo mesmo que os alunos tenham cuidado é-lhes pedido que façam os exercicios no manual e até que sejam pintados. Aquando da sua entrega os enc. de educação diziam que os seus educandos não podiam ser penalizados por fazerem os exercicios que lhes eram pedidos. Pode um manual destes servir a outro colega? Claro que não, foi a posição também da direção e todos os manuais que estavam escritos, mesmo a lápis, que, por mais que se apaguem ficam sempre as marcações ou muito sujos, e assim foram colocados na plataforma como não reutilizáveis. Só que agora os alunos não podem usufruir do manual porque está inibido. Quem defende a posição tomada! Talvez um gabinete juridico resolvesse o assunto.

ICL a barafunda das barafundas! Lendo a legislação até parece fácil! Todos que não tenham pelo menos 6 horas letivas têm que ser indicados na plataforma como não tendo CL. São tantos os casos diferentes que nas 2 notas informativas do DGAE uma para os diretores do dia 11 de julho e outra para os candidatos no dia 16 de julho, cruzando-as verifica-se umas incongruências entre elas e aqui também um gabinete juridico poderia ajudar na interpretação.

Exemplo: Um QA/QE/QZP que obteve colocação por mobilidade por doença para 2019/2020, estamos a falar do ano que vem, porque há-de um diretor dizer na plataforma que não tem componente letiva se já se sabe que ele não fica na escola! Ao indicar este sem CL o colega que está a seguir também se vai ter de dizer o mesmo e assim sucessivamente.

De outra forma um QA/QE/QZP que obteve colocação por mobilidade por doença para 2019/2020 e até tem componente letiva na sua escola de provimento, porque há-de dizer um diretor na plataforma que não tem componente letiva se é mentira! Note-se que isto é feito sob juramento do diretor. Alguma coisa está errada! Um gabinete juridico também ajudava e de que maneira.

E as plataformas que é preciso preencher para os vários gabinetes ministeriais e não estou a falar só nas da educação.

Só um gabinete juridico nas escolas poderia ajudar a acabar com esta stressada.

Um pequeno desabafo dum dia cheio de peripécias..

Bisbilhotices