Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Festa do Dia de Páscoa - Cristos no Pinterest 2018

Pinterest Cristos.png

 (Carregar na imagem)

Acabou a semana pascal e nomeadamente, o seu principal dia, o dia de Páscoa. Este dia faz parte daqueles em que mais familias se juntam, dia em que muitos emigrantes regressam ás suas terras para comemorar com as familias.

Em muitas terras existem tradições que ainda se mantêm como em Parada de Gonta, como seja aquela em que grupos de  amigos se juntam e vão beijar a cruz a casa de outros amigos e assim continuadamente, só que entretanto o amigo que foi visitado oferece do que tem na sua mesa pascal, onde abunda principalmente a boa pinga a que ninguém se faz rogado. Como isto é durante o dia e principalmente durante a tarde desse dia até á chegada do ajuntamento da recolha das cruzes, imagine-se o quanto se armazena até á chegada da hora da procissão.

Mais uma tradição que se mantém nesta terra, a procissão que faz o percurso do terreiro até à igreja sempre a cantar os seus hinos. Só que nesta procissão já vão muitas litradas do nétar que se foi armazenando durante a tarde e começa a surtir efeito nas cabeças, alguns dizem que não vai para os pés, mas não parece que assim seja porque ficam com os pés pesados e tropeçam até nas areias do alcatrão.

Durante a procissão verifica-se a panóplia de cantores que existem na terra, cantam de tudo mas não acertam com os cânticos da igreja. Mas tudo fica bem quando acaba bem e foi assim que a madre e seus acólitos na igreja se despediram dos paradenses. Até ao ano!

Ficam ainda os registos dos desenhos e das pinturas de cristo para quem quiser apreciar e algumas fotos do dia de páscoa no facebook.