Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Festas de verão de Santa Ana em Parada de Gonta 2019

Cartaz Festas de santa ana 2019.jpg

Hoje, dia 2 de agosto, dar-se-ão inicio às festas de verão nomeadamente, a Festa de Santa Ana e depois a semana cultural do Grupo ACR “Os amigos de Parada de Gonta”.

A Festa de Santa Ana, padroeira da Freguesia de Parada de Gonta, realiza-se sempre na 1ª semana de agosto, e começam hoje, sexta-feira dia 02 de agosto,  prolongando-se até segunda-feira, dia 5 de agosto. São 4 dias em cheio. Outras festas se seguirão neste mês, além do grupo cultural os amigos, também o festival de ranchos folclóricos, mas falemos da Festa de Santa Ana que começa hoje.

Fazendo um pouco de história, ainda há pouco tempo esta festa era abrilhantada com 2 conjuntos em simultâneo por dia, mas com a crise económica ainda bem recente, o desemprego e a falta de apoio económico que se registou nas nossas gentes, e também a falta de elementos para constituir comissões que pudessem suportar o desgaste físico de muito trabalho e ainda a mudança do espaço envolvente onde se fizeram sempre as festas, são motivos que levaram as comissões a optar por um só conjunto por dia e durante 4 dias como tem acontecido até agora.

Uma coisa é certa a qualidade das festas não se alterou e como diz o povo continuam a ser as melhores da região.

Hoje dar-se-á inicio à festa e será uma noite em cheio com o grupo musical KALHAMBEKE a abrir as hostilidades e espera-se um recinto totalmente cheio de pessoas até às tantas. Vão ser 4 dias de arromba com bons conjuntos como se mostra no cartaz.

As Festas de Santa Ana fazem parte dos festejos de verão e tem especificidades e características próprias que englobam as suas gentes.

Uma delas e que é considerada tradição dos paradenses é a forma como são nomeados os mordomos residentes e emigrantes. A passagem de testemunho de uma comissão para a outra é sempre no último dia de festas através dos microfones com os elementos da comissão atual a lerem uma lista dos elementos nomeados para a nova comissão. Estas comissões englobam paradenses residentes e paradenses que trabalham no estrangeiro, ou seja, emigrantes.

É nesta altura do ano que Parada de Gonta triplica ou quadruplica, ou ainda mais, a sua população com o regresso à terra dos seus filhos que trabalham no estrangeiro.

São centenas de emigrantes que regressam à sua terra, depois de um ano de trabalho, para estarem com os seus familiares e assistirem às festas de verão, e pricipalmente, àquela que é o maior cartaz da aldeia de Parada de Gonta, a Festa de Santa Ana.

São as festas de verão em Parada de Gonta, que além destas festas, oferece vários eventos a quem a visita.

Para todos que queiram divertir-se Parada de Gonta os receberá de bom grado.

Tudo sobre as festas de Santa Ana

Carregar aqui : Festas de Santa Ana em Parada de Gonta  

Mordomos das festas.jpg 

Bisbilhotices

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)