Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Festas de verão em Parada de Gonta

cartaz festas santa ana 2015.jpg

 

A Bisbilhotada semanal vai para Parada de Gonta e as suas Festas de Santa Ana. As Festas de Santa Ana, padroeira da Freguesia de Parada de Gonta, realizam-se sempre na 1ª semana de agosto. Começaram na sexta-feira dia 31 de julho e vão até segunda-feira dia 3 de agosto. São 4 dias em cheio.

Ainda num tempo recente estas festas eram abrilhantadas com 2 conjuntos em simultâneo por dia, mas com a crise económica a aproximar-se, a falta de elementos para constituir comissões que pudessem suportar o desgaste físico de muito trabalho, o espaço envolvente onde se fizeram sempre as festas, levaram as comissões a optar por um só conjunto por dia e durante 4 dias como tem acontecido até agora.

Uma coisa é certa a qualidade das festas não se alterou e como diz o povo continuam a ser as melhores da região. Ainda ontem com o recinto completamente cheio ao som do Grupo AF se confirmou este ditado. Hoje será mais uma noite em cheio com o conjunto AS Band e depois amanhã serão os Soma e Segue.

As Festas de Santa Ana fazem parte dos festejos de verão e tem especificidades e características próprias que englobam as suas gentes.

Uma delas e que é considerada tradição dos paradenses é a forma como são nomeados os mordomos residentes e emigrantes. A passagem de testemunho de uma comissão para a outra é sempre no último dia de festas através dos microfones com os elementos da comissão atual a lerem uma lista dos elementos nomeados para a nova comissão. Estas comissões englobam paradenses residentes e paradenses que trabalham no estrangeiro, ou seja, emigrantes.

É nesta altura do ano que Parada de Gonta triplica ou quadruplica ou ainda mais a sua população com o regresso à terra dos seus filhos que trabalham no estrangeiro.

São as festas de verão em Parada de Gonta, que além destas festas de santa ana oferece vários eventos a quem a visita.

Para todos que queiram divertir-se Parada de Gonta os receberá de bom grado.

Bisbilhotice semanal