Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Finalmente, foram-se.

BISBILHOTEIRO.jpg

A bisbilhotada da semana vai para duas leis que a partir de hoje, foram discutidas mas não votadas, vão deixar de o ser, promessa dos partidos de esquerda. Está-se a falar do fim dos exames do 1º ciclo e fim da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC). Uma é prova de alunos e a outra é prova de professores. Tudo bem. Se está mal muda-se.

Mas não é bem assim, e a vida das pessoas não conta?

Tudo muito facilitado e parece simples que com a mudança dos governos mudam também as más leis, só que nunca deviam ter aparecido e quem nas inventou é que devia ser culpabilizado das injustiças que criaram.

Falando da PACC que muita tinta fez correr, muita contestação e muitas greves à mesma, e apesar de toda a contestação ela foi cumprida e colocou muito professor nas ânsias da amargura, tendo mesmo alguns deixado de o ser por via da respectiva prova. Quantas injustiças esta prova criou, basta ver quem alinhou nas greves anunciadas pelos sindicatos e manteve a sua convicção de que não fazia porque era uma humilhação, acabou por ser prejudicado nos concursos seguintes onde vinha lá exposto como condição ao concurso de professores avaliação PACC. E agora quem paga a estes professores que saíram do ensino ou foram prejudicados e ultrapassados nestas artimanhas nuno “cratistas”.

Podem dizer ainda é uma lei de Sócrates e de Mª Lurdes Rodrigues, mas ele ou ela não a aplicou e quem a aplicou foi Nuno Crato de Passos Coelho. Quem devia ser responsabilizado é quem na aplicou. Uma lei má que foi aproveitada pelo governo de Passos Coelho assim como tantas outras na educação e que muito mal fizeram ao sistema.

Quanto aos exames do 1º ciclo, outra aberração sem jeito, e os exames do 2º ciclo também, deveriam acabar porque não avaliam nada e são realizados em alturas que complicam o sistema e quando ainda os conteúdos das várias disciplinas não foram consolidados. Sabendo-se que o ensino é obrigatório até aos dezoito anos, o porquê de exames quase à nascença?

Colocar os alunos mais pequenos em stress só para saber o ponto da situação nestas disciplinas de exame não me parece que seja justo ou se aproxime de qualquer mais-valia a considerar. Ainda bem que vão acabar, pelo menos os do 1º ciclo.

A bisbilhotada real vai para Sérgio Monteiro que vai receber 30 mil euros por mês no processo de venda do Novo Banco.

Estes é que são os experts da política.

 

Bisbilhotada da semana


1 comentário

Comentar post