Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas!! Arte sem Arte é uma nova forma de Arte! email: ag_silva@hotmail.com

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas!! Arte sem Arte é uma nova forma de Arte! email: ag_silva@hotmail.com

Hoje fui aos grilos! 2018

Fui aos grilos.jpg

 (carregar na imagem para ver mais fotos)

Hoje, 28 de maio,  fui aos grilos e aproveitei os cheiros da natureza com as mais valias de viver do campo. Como já era tardinha porque foi depois do trabalho, os grilos estavam em fase de recolhimento e ouviam-se pouco até porque também estava um pouco de frio. No primeiro buraco apanhei uma grila ( 3 rabos) e sem asas, é assim que a distingo dos machos que tem 2 rabos. Quando são mais adultos, ou seja quando tem asas, as fêmeas e os machos distinguem-se pelas cores. Os machos são mais coloridos e são os que cantam (fazem gri.gri.gri ou outros sons como o bater de ferramentas), as fêmeas não cantam e são um pouco acastanhadas sem aquela zona amarela nas asas. Há quem diga que o bater das asas do grilo, ou seja o canto deles, é para se refrescarem, na minha opinião não, acho que não seja essa a razão porque eles cantam quando assobiamos. Depois no segundo buraco nada saíu e no terceiro buraco saiu o desejado grilo.

Coloquei-o na palma da mão conforme a foto e comecei a assobiar levemente para o grilo, para ver se ele cantava, ou antes fazia gri-gri. Depois de algumas tentativas ele começou com o seu carateristico gri-gri e vi logo que este é dos bons.Veio durante todo o caminho até minha casa na palma da mão a cantar. 

Parece-me ser o tipo de grilo pedreiro, por causa do seu grilar que parecem ferramentas a bater umas nas outras, são bons cantadores. 

Está numa gaiola dentro de casa com o papo cheio, deitei-lhe senradela e alface que eles gostam muito e espero que ele faça as delicias da casa que é cantar (grilar) com o seu gri-gri. Os grilos também os há cantadores e aqueles que são pouco cantadores.

Pelo caminho tirei uma fotos e ainda apanhei umas cerejas. Viver no campo também tem as suas vantagens.

Agora poderão ver  nestes posts mais sobre as caracteristicas e tipo de grilos.

Grilos e Sons da Natureza!.

Fui aos grilos!. 

Sons da Natureza!

Apanhar grilos. 

Grilos

Tempo de grilos 2017

Arte na Natureza.

Como se apanham grilos?

Hoje, fui aos grilos!.. 2005
Visita da Libelinha