Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

III INTERNATIONAL SCHOOL CARTOON FESTIVAL!

Cartoons (17).jpg

(carregar na imagem)

Já está a decorrer o III INTERNATIONAL SCHOOL CARTOON FESTIVAL!

O evento é organizado pelo Grupo de Artes Visuais e pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Molelos, do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, em parceria com o Município.

Este festival, com caraterísticas únicas por se tratar de cartoons escolares, tem vindo gradualmente a ganhar importância e reconhecimento, quer a nível local, quer a nível internacional, tanto pela quantidade de participantes, como pela qualidade dos trabalhos apresentados a concurso e que integram a exposição.
Nesta 3ª edição foram apresentados mais de 500 trabalhos, de alunos e de artistas oriundos de 25 países: da Arménia, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, Egito, Espanha, Indonésia, Índia, Irão, Kosovo, Itália, Marrocos, México, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Macedónia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia e Usbequistão.

A problemática abordada nesta edição, integrada no tema dos Direitos Humanos, foi a “Alimentação”, analisada nas suas múltiplas vertentes: as desigualdades no acesso, a escassez, o desperdício, a fome, os vícios alimentares, a sustentabilidade e muitos outros aspetos pertinentes.
É motivo de orgulho verificar a capacidade de reflexão sobre os problemas que enfrentamos na atualidade e a criatividade artística dos alunos participantes na abordagem deste tema!

A exposição está patente na Galeria do Mercado Velho, em Tondela, onde, no início da tarde de hoje, decorreu uma oficina de cartoon, com intercâmbio entre os alunos mais velhos, do 3º CEB, e os mais novos, do 1ºCEB. Esta experiência foi gravada em direto pela RPT, com transmissão prevista para amanhã, por volta das 18h, tendo sido entrevistados o curador da exposição, Ricardo Ferreira, a Diretora do Agrupamento de Escolas, Helena Gonçalves e a Vereadora da Educação, Sofia Ferreira.

Ao fim da tarde, os artistas convidados Diogo Mendes (músico) e Pedro Silva (cartoonista) abrilhantaram a inauguração do evento que contou com a presença de cerca de uma centena de visitantes. Esteve também presente o cartoonista Santiagu, nosso convidado em edição anterior.

No decorrer da sessão forma anunciados os trabalhos vencedores e atribuídos prémios!
Estamos todos de PARABÉNS!

Este é, sem dúvida, um evento marcante para as nossas escolas e para o município, sobretudo porque enaltece e valoriza o trabalho realizado na escola, pelos professores e pelos alunos, num caminho partilhado que se pretende que seja o da CIDADANIA CRÍTICA E INTERVENTIVA!

Não deixem de visitar a exposição!

Parceria com o Jornal Online Pingos Online


Logo (1).jpg