Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Inicio do ano letivo 2016/2017 / Novo ano velhos problemas

 

No Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo inicia-se hoje, dia 15 de setembro, o ano letivo de 2016/2017 com a receção dos encarregados de educação e alunos pelos seus professores de turma e mais especificamente pelo diretor/professor titular da turma.

O ano letivo segundo a opinião da comunicação social parece ter começada dentro da normalidade (algumas escolas  já começaram) sem ter os sindicatos a contestarem como noutros anos.Tudo está mais calmo e para isso tem contribuido o bom senso dos governantes ao colaborarem com os sindicatos.

Não é que tenham acabado os velhos problemas da escola, como turmas muito grandes, os mega agrupamentos e a distância entre as suas escolas que levam os professores a andar numa correria de umas para as outras, os alunos nee e aquele rácio de acompanhamento dos professores de educação especial, a degradação do parque escolar com a maioria a precisar de obras, o corpo docente já muito envelhecido e muito preocupante na minha opinião, a segurança nas escolas devido ao rácio deficitário que o ministério utiliza para colocação de assistentes operacionais.

Este rácio ou esta fórmula de cálculo não leva em conta as especificidades das escolas o que faz com que sejam pouquissimos assistentes operacionais a assegurar o bem estar dos alunos.

Não só dos alunos como também o dos professores e o bar na maioria das escolas já só em certos momentos é que está aberto.Para se tomar um café ou beber uma garrafa de água já só pode ser em certas alturas. Muitos serviços estão a meio-gás porque não existe pessoal auxiliar que possa assegurar estes serviços e também porque a prioridade são os alunos ficando os professores para segundo plano.

As escolas deixaram de ser confortáveis e acolhedoras e estão-se a tornar para os professores um local onde só se despeja matéria e logo se tenta fugir.

Para concluir, deseja-se um BOM ANO ESCOLAR a todos que por aqui passam sejam professores, alunos, funcionários ou encarregados de educação.

Para todos os atores educativos um ótimo inicio de ano letivo 2016/2017.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.