Labirinto das cores - Educação Visual 5º
Exercício de medidas com traçado de linhas paralelas e perpendiculares preenchidas com as cores primárias na parte superior e as cores secundárias na parte inferior e com as cores quentes e frias nos lados. É um exercício com certo grau de dificuldade para os alunos do 5º ano, e que costumam chamar-lhe de “labirinto” devido à confusão que fazem nas linhas e a grande dificuldade que têm em desenvencilhar-se delas e encontrar-lhe a saída.
História da teoria das cores
Era uma vez um senhor chamado amarelo que decidiu ser uma cor primária, porque se achava único e como ele não havia outro igual. Como se sentia sozinho procurou alguém parecido com ele, que se achasse único e, encontrou outros dois, o azul (ciano) e o vermelho (magenta) que também eram cores primárias.
Casaram e deram filhinhos. Filhinhos esses que formaram as cores secundárias e outras mais.
O sr. azul, o verde e o violeta que se consideravam frescos, formaram as cores frias. O sr. vermelho, o amarelo e o laranja que se consideravam fogo, formaram as cores quentes.
O branco e o preto não se considerando nada, formaram as cores neutras. Um dia encontraram-se e ficaram todas amigas. Então, decidiram formar um labirinto de cores.
Acreditem que o fizeram e ficou uma coisa muito bem-feita.
Trabalho e história da teoria das cores criada por Andreia aluna do 5º ano em 2004.
Fases do trabalho
Obs:
Clique aqui EDUCAÇÃO VISUAL e faça GOSTO para aceder aos materiais que vão ser colocados ao longo do ano.