Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Novo ano para quem?

Neste regresso às aulas com início do 2º período é novamente mais do mesmo ou será que mudou alguma coisa com o novo ano?

Fala-se em mudanças mas o que mudou? Vamos lá, que não haja vergonha, porque se se diz que houve mudanças e os sindicatos estão calados é porque houve mesmo.

Muitas das escolas que fecharam vão abrir novamente, não são só os tribunais que têm essa honra. É uma mudança significativa, porque deixamos de ter essas escolas monstruosas que dão por nome mega agrupamentos. Com esta mudança acabam um dos grandes problemas dos professores, porque deixarão de andar de escola em escola num frenesim de doidos e sem saber qual a escola com que se identificam. Os alunos deixarão de estar nesses espaços monstruosos onde cabem todos no mesmo saco sem qualquer identidade.

O rácio de assistentes operacionais foi atualizado, os alunos passam a ter a segurança desejada, os espaços das escolas são agora vigiados e finalmente os bares dos professores passam a ter alguém que possa simplesmente servir um matabicho ou um café.

Disciplinarmente saiu legislação que incide sobre o estatuto do aluno e aqueles que infringem as regras vão ser mesmo punidos. Deixará de haver aquelas tretas de punições para os infratores nos recreios ou nos refeitórios que só servem para encobrir a falta de educação desses alunos que todos sabem voltarão novamente a repetir. Os professores já poderão dar aulas sem os incómodos da falta de educação desses alunos. As escolas passarão a ser novamente lugares de aprendizagem.

Os mais velhos darão lugar aos mais novos porque a idade de aposentação foi alterada para o máximo de 36 anos de serviço independentemente da idade que se tenha. Quem destes quiser continuar a trabalhar nas escolas terá que pedir autorização ao ME e passa a ser como um conselheiro nas escolas tendo só uma ou duas turmas no máximo. Esta medida vem abrir uma série de lugares para os mais novos que estavam ocupados pelos mais velhos. Foi uma conquista dos sindicatos que se elogia como dignos representantes dos professores. Esta medida é também um alívio para os alunos porque deixarão de ver só o passado à sua frente e as escolas como que rejuvenescem com professores novos e com novas ideias.

Afinal parece que existe mesmo ano novo.

 

Bisbilhotada da semanal


1 comentário

Comentar post