Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

O amarelo na educação

  BISBILHOTEIRO.jpg

A Bisbilhotada semanal vai direitinha para a cor amarela, pela conotação que lhe está a ser atribuida, na utilização e disputa entre quem a elegeu como a cor do protesto.

O amarelo é a cor da moda, é a cor do protesto, foi a cor dos professores de EVT no seu protesto, é a cor atualmente utilizada pelos colégios com contrato de associação em protesto com o estado. A cor amarela inundou este fim-de-semana as ruas de Lisboa e a praça em frente à assembleia da república. A razão desta onda amarela é a defesa dos seus interesses como colégios subsidiados pelo estado em protesto contra as medidas anunciadas pelo atual governo, nomeadamente, o ministério da educação, da não manutenção do financiamento a estes colégios.

A cor amarela, ou como lhe chamam o amarelo, no masculino, é utilizado nos símbolos e sinais como uma cor de precaução dando como exemplos, avisos de perigo, atenção ou sinalização de zonas de risco. O amarelo é também uma das três cores-pigmento primárias e umas das três cores-luz secundárias.

Está associada ao significado na cor amarela a luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.

O amarelo foi também a cor de protesto dos professores de Educação Visual e Tecnológica contra o ministério da educação na altura, pela mudança de paradigma desta disciplina e a sua divisão em Educação Tecnológica e Educação Visual e apesar de todos lhes darem razão, sociedade civil, sindicatos e a maioria dos partidos politicos, a verdade é que a reposição da legalidade nunca mais foi feita.

O amarelo é atualmente a cor de protesto dos colégios com contratos de associação com o estado, é a cor de protesto das crianças e criancinhas vestidas de amarelo com cartazes amarelos também, é a cor de protesto dos patrões dessas escolas com os pais dos alunos dessas escolas, é a cor de protesto de alguns partidos como o PSD e CDS que perfilham da ideia do financiamento do estado ao privado, de manter as gorduras do estado, do desperdicio de recursos públicos a favor do privado, da liberdade escolha só para alguns, de manter as rendas milionárias a escolas privadas, quando as escolas públicas ao lado definham.

Se a força do amarelo associado aos protestos dos colégios com contratos de associação for superior à força da razão, então o amarelo terá também como significado a cor do dinheiro.

 

Bisbilhotada semanal.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.