Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação a minha paixão! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

O regresso às aulas - 2ºPeríodo de 2021

O regresso à escola depois do repouso das festas natalicias não trouxe nada de novo. Como diz o ditado, ano novo com regras velhas.

Para os alunos nada mudou! Devido ao covid continuam limitados a espaços confinados, uso de máscara e a um certo distanciamento. Ainda por cima continuam a ser massacrados com muitas disciplinas e com programas muito extensos que apesar destas limitações, as matérias continuam na mesma como se nada tivesse acontecido. Para eles é uma escola diferente, sem qualquer gosto e muito aborrecida com o massacre das disciplinas.

Para os professores mais do mesmo também. O cumprimento dos programas com o excesso de conteúdos  a ser ministrados através duma máscara, fazem com os professores fiquem exaustos, sem paciência e com falta de empatia para ajudar os que necessitam. Ainda por cima temos uma escola fria, pode haver algum aquecimento mas por causa das janelas e portas abertas para circular o ar, é um frio desmedido e doentio e não admira que alguns professores, funcionários e alunos fiquem adoentados.

Para ser diferente sugere-se que no futuro, reflexão feita devido ao covid, que:

- As disciplinas se desdobrem em metade presencial e metade online.

- As disciplinas cortem na extensão dos programas e encurtem os conteúidos porque alguns já são do outro século e nada dizem  aos alunos.

- Cada ano de escolaridade tenha  menos carga horária com fusão de algumas disciplinas.

- O Pré-Escolar e 1º CEB devido às tenras idades e só estes é que podem usufruir de aula presencial a tempo inteiro.

- As escolas sejam apetrechadas com equipamentos tecnológicos capazes de responder às necessidades e solicitações dos professores e alunos.

- Escolas mais agradáveis com aquecimento e bares disponiveis para o aconchego do fisico e bem -estar.

Apesar de todas as limitações existentes os professores terão que cumprir  e fazer o seu melhor para que a escola mude para uma escola agradável que todos (alunos, funcionários e professores) gostem.

A todos bom regresso e Bom Ano.

Bisbilhotices