O regresso às aulas - 2ºPeríodo de 2021
O regresso à escola depois do repouso das festas natalicias não trouxe nada de novo. Como diz o ditado, ano novo com regras velhas.
Para os alunos nada mudou! Devido ao covid continuam limitados a espaços confinados, uso de máscara e a um certo distanciamento. Ainda por cima continuam a ser massacrados com muitas disciplinas e com programas muito extensos que apesar destas limitações, as matérias continuam na mesma como se nada tivesse acontecido. Para eles é uma escola diferente, sem qualquer gosto e muito aborrecida com o massacre das disciplinas.
Para os professores mais do mesmo também. O cumprimento dos programas com o excesso de conteúdos a ser ministrados através duma máscara, fazem com os professores fiquem exaustos, sem paciência e com falta de empatia para ajudar os que necessitam. Ainda por cima temos uma escola fria, pode haver algum aquecimento mas por causa das janelas e portas abertas para circular o ar, é um frio desmedido e doentio e não admira que alguns professores, funcionários e alunos fiquem adoentados.
Para ser diferente sugere-se que no futuro, reflexão feita devido ao covid, que:
- As disciplinas se desdobrem em metade presencial e metade online.
- As disciplinas cortem na extensão dos programas e encurtem os conteúidos porque alguns já são do outro século e nada dizem aos alunos.
- Cada ano de escolaridade tenha menos carga horária com fusão de algumas disciplinas.
- O Pré-Escolar e 1º CEB devido às tenras idades e só estes é que podem usufruir de aula presencial a tempo inteiro.
- As escolas sejam apetrechadas com equipamentos tecnológicos capazes de responder às necessidades e solicitações dos professores e alunos.
- Escolas mais agradáveis com aquecimento e bares disponiveis para o aconchego do fisico e bem -estar.
Apesar de todas as limitações existentes os professores terão que cumprir e fazer o seu melhor para que a escola mude para uma escola agradável que todos (alunos, funcionários e professores) gostem.
A todos bom regresso e Bom Ano.
Bisbilhotices