Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Os Borgas no Alentejo - Páscoa 2025

   

Os Borgas têm disto: tanto fazem borga, comem, bebem e divertem-se,  como estão virados para a cultura. Juntar estas qualidades numa só é a ideal.

Foi decidido passar a quadra pascal no alentejo. Então teve de ser feito um plano com o que se quer ver naquele espaço de tempo da quadra pascal. O borga Carlos mais batido nestas andanças fez o planeamento da viagem e dos locais a visitar. Enviado ao grupo este plano foi aceite por todos. Neste plano de 4 noites e 5 dias, incluia as viagens, os pontos de descanso, as dormidas, as refeições e acima de tudo os locais a visitar.

No primeiro dia, quinta-feira a partir das 13.30h juntaram-se e partiram em 4 carros com 15 pessoas e rumaram ao alentejo.

No primeiro dia, visitamos Amieira do Tejo, Barragem do Fratel, Parque Natural da Serra de São Mamede e Castelo de Vide.

No segundo dia, sexta-feira, visitamos o Castelo de Marvão, o Museu Berardo em Estremoz com os seus azulejos, Ruinas da Cidade Romana de Ammaia, Portalegre com o seu Museu de Tapeçaria – Guy Fino, Regimento de Cavalaria 3 com os seus belissimos Cavalos e as Pinturas Rupestres com 5.700 anos. Também assistimos a uma garreiada de touros.

No terceiro dia, sábado, visitamos O castelo de Mourão, a Barragem do Alqueva, Moura e Portel com o museu da bolota. Muito educativo pelas temáticas abordadas e pela interação que faz com as pessoas, nomeadament os mais novos. Foi aqui que o grupo de homens dos Borgas cantaram “tipo Cante Alentejano” só para diversão.

No quarto dia, domingo, visitamos Évora, o Templo de Diana, a Igreja de Nossa Senhora da Tourega e a Anta Grande do Zambujeiro que é um monumento megalítico de tipo dolmen, as Muralhas Fingidas na Universidade de Évora e  os Cromoleques dos Almendres, que são também Monumento Megalitico de Évora. Constitui um círculo de pedras pré-histórico (cromeleque) com 95 monólitos de pedra. É o mais importante monumento megalítico do seu tipo na Península Ibérica e um dos mais relevantes da Europa, não apenas por suas dimensões, como também pelo seu estado de conservação.

No último dia, segunda – feira, visitamos a Capela dos Ossos e Igreja de São Francisco com a exposição de presépios de todo o mundo.

Finalmente rumamos a Parada de Gonta onde fizemos a despedida com um jantar no restaurante Barba Azeda.

Até ao ano

Ver as fotos no google: Passeio no Alentejo - Páscoa 2025

Ver vídeo: 

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)