Preocupações atuais na educação
Se verificarmos os blogues de referência sobre a Educação veremos que todos eles falam que as Listas de Colocação saem a 18 de julho e a fonte é a mesma de todos sítio "www.esquerda.net/".
Confirma-se que a maior preocupação dos professores é a lista de colocações do pessoal docente.
Ainda é a classe dos professores das atuais classes profissionais a que tem mais mobilidade, ou seja, a mais nómada. Apesar de alguma estabilidade nos últimos anos é ainda aquela que se pode considerar a que anda com a casa às costas. Não é de estranhar que seja a preocupação principal dos professores.
Quanto a preocupações, existe neste momento outra que é a preocupação principal das direções (diretores).
Esta define também a grande mobilidade dos professores que é a rede escolar.
Todos sabem que aos poucos os grandes agrupamentos vão absorvendo os pequenos agrupamentos, como aconteceu até agora com a fusão dos chamados megaagrupamentos. Só que este movimento vai ter consequências ainda mais graves para os professores. Vão ser os supermegaagrupametos.
Se a dgeste, ou o me, não definir claramente critérios para a rede escolar em que possam sobreviver os agrupamentos agora formados nas cidades, o movimento é para que fique só um e isto deve-se à melhor localização da escola e muito também aos Rankings.
A melhor escola é onde os pais querem ter os seus educandos e isso não é reprovável nem é de criticar.
Existe atualmente uma luta de gigantes por causa da rede escolar nas cidades e ainda se vai ouvir falar mais mas por outros motivos.
Bisbilhotices