Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dar voz ao que sinto! Arte e Educação de mãos dadas! Arte sem Arte é outra forma de Arte! Família, Amigos, Humor e Bisbilhotices são pilares desta Arte.

15º ano.jpg

Presépios com materiais reciclados/reutilizados

Presépios reciclados.jpg

Presépios reutilizados.jpg

 

Hoje fiz parte de um júri, representando a escola, num concurso de presépios e árvores de natal do município.

Entre os vários parâmetros de avaliação aparece “ a utilização de materiais recicláveis” é um parâmetro que condiciona, ou não, toda a construção dos presépios e das árvores de natal?

A questão é: o que se entende por materiais recicláveis?

Sendo uma palavra muito usada no nosso dia a dia, muitas vezes a essa palavra associamos outra muito próxima que é a reutilização e confundindo como se só de uma se tratasse.

O Dicionário da Priberam da Língua Portuguesa faz a diferença.

"reutilizar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/reutilizar [consultado em 13-12-2017].

  1. Utilizar novamente.
  2. Dar outra utilização a algo.

 

"reciclar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/reciclar [consultado em 13-12-2017].

verbo transitivo

  1. Efectuar a reciclagem.
  2. Transformar material já usado para uma nova utilização.

verbo pronominal

  1. Adquirir uma formação complementar.

 

Tendo constatado vários presépios e árvores de natal à base de madeira interroguei-me se se enquadram dentro do parâmetro “ a utilização de materiais recicláveis”? Eu coloco em dúvida e dou o exemplo: Cortar uma árvore para fazer um presépio não encaixa dentro deste parâmetro, parece não haver dúvidas, mas, aproveitar a madeira queimada dos fogos e transformá-la num presépio ou uma árvore de natal já se aproxima deste mesmo parâmetro!.

Na minha opinião para que encaixasse em pleno dentro do parâmetro devia estar assim definido “a utilização de materiais recicláveis/reutilizáveis”.

Como são vários os materiais utilizados na construção dos presépios e árvores de natal, acrescentando a reutilização, faria mais sentido e acabar-se-iam com as dúvidas.

 

Fazendo uma pesquisa no Google com Presépios com materiais reciclados e Presépios com materiais reutilizados e ver imagens (acima), verificamos que ficamos quase na mesma porque aparecem até algumas imagens repetidas, o que leva a supor que as pessoas tratam do termo como se fosse a mesma coisa.

Fica o meu registo através duma bisbilhotada nesta aventura de júri.

Bisbilhotada da semana