Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Arte por um Canudo (Blog do Agostinho)

Dizer o que vai na alma é dar voz ao que sinto! Arte sem Arte é uma outra forma de Arte! Arte e Educação são a Paixão.

Professor, carne para canhão! - #FICAEMCASA

Imagem Arte por um canudo (1).jpg

Depois do suspense criado (ontem dia 11/03) com a reunião dos mandões dos setores “técnicos” e “politicos” do país sobre a suspensão/encerramento das aulas devido à pandemia decretada pela OMS coronavirús (COVID- 19), as suas conclusões são como apregoa o ditado popular “a montanha pariu um rato”. Tanta hora de reunião para dizer o que já se previa! Os interesses económicos públicos e privados sobrepõem-se aos interesses da saúde pública.

A pandemia é um facto (decretada pela OMS) e todos os setores do país podem fechar, mas as escolas não! Não, porque a função das escolas deixou de ter o ensino como prioridade e passou a ter outras funções também prioritárias. A escola é um espaço multifuncional e se parar, o país para também. Podem-se apontar milhentas razões sobre o perigo das escolas continuarem abertas, mas estas vão continuar assim porque não se podem sobrepor aos interesses económicos. Sabe-se que os alunos são um grande veículo de transmissão de doenças, os espirros, a tosse, as brincadeiras e os seus contactos são os principais veículos de tranmissão, que os professores são uma classe envelhecida e muito vulnerável à doença, que as escolas têm grande concentração de pessoas, que os espaços das escolas são partilhados por muita gente e são por isso grandes transmissores da doença, tudo fatores para encerramento das escolas, mas sabendo-se que os pais têm que ficar com os filhos sendo menores, que estes têm de deixar o trabalho para tomar conta deles, que o estado tem que compensar estas familias, que as empresas deixam de funcionar sem estes pais, o país colapsa. As escolas são o centro de todos os interesses. Politicos, económicos e sociais.

Assim, as escolas vão funcionando mesmo a meio gás e encerrando conforme a situação do momento e o lugar, mas vão mantendo a fé que o virus não se alastre para que não haja arrependimentos de uma decisão não tomada a tempo de evitar males maiores.

Os alunos sendo jovens são mais imunes a certos virús e resistem como se fosse uma gripe que será curada a seu tempo.

Já os professores sendo uma classe mais idosa e com sistema imunitário mais debilitado, esses são carne para canhão, vão ser cobaias de experiências que não se sabe se vão ter sucesso.

Também me incluo nesta classe de professores mais idosos e com o sistema imunitário de certa forma mais debilitado, por isso, terei as minhas cautelas para ver se não entro nesta cena da carne para canhão.

Nota: Hoje o governo reune com Conselho de Ministros  e com os líderes dos partidos da Assembleia da República. Será que vai haver uma surpresa?

Todos os dias um tema com o  tópico #ficaemcasa. 

Bisbilhotada

Amigos do ARTE POR UM CANUDO (blog do Agostinho)

1 comentário

Comentar post